Poder e Cotidiano em Sergipe
58% dos brasileiros são contra a reforma trabalhista, revela pesquisa 2 de Maio 18H:02

58% dos brasileiros são contra a reforma trabalhista, revela pesquisa

Um dos temas mais discutidos no país, a reforma trabalhista proposta pelo governo Temer, é tema da pesquisa Pulso Brasil, realizada pela Ipsos.

 

Seis em cada dez brasileiros (58%) desaprovam as mudanças propostas. O índice de rejeição é maior ainda entre os mais escolarizados - 64% dos entrevistados com curso superior são contrários à medida.



O levantamento da Ipsos mostra que 56% já ouviram falar da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e 58% acreditam que as leis não necessitam de modificações.

 

Quase um quarto dos entrevistados (23%) afirmam que as leis devem ser alteradas e 29% não sabem opinar. O estudo revela ainda que 43% dos brasileiros desconhecem a reforma trabalhista.



Quando perguntados sobre quais são os pontos discutidos pela reforma, 61% das pessoas apontaram a terceirização do trabalho; 54% que haverá alterações no FGTS; 53% informam que terá mudanças no 13° salário; e 49% falaram que haverá transformações no seguro desemprego.


A pesquisa ainda revela que as pessoas veem negativamente temas relacionados à mudança no FGTS (72%) e ao parcelamento das férias (72%); seguido pela terceirização do trabalho (68%) e seguro desemprego (64%).


Quando questionados se as alterações serão boas ou ruins para determinados grupos da sociedade, 66% acreditam que os políticos serão os mais beneficiados. Enquanto 71% entendem que as empregadas domésticas e os mais pobres serão os mais prejudicados, seguidos pelos empregados (68%).



O desemprego é outro assunto levantado pela pesquisa. Nove em cada dez entrevistados (88%) foram prejudicados diretamente e indiretamente pelo desemprego nos últimos 24 meses. Sendo que 14% se consideram afetados diretamente. Neste grupo, 18% possuem Ensino Médio completo, e 15% são da Classe C.



O estudo foi realizado em entre os dias 01 e 12 de abril de 2017 e contou com 1.200 entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

 

Ipsos

Foto: ABr

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.