Poder e Cotidiano em Sergipe
Vereador Lucas Aribé critica Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju 11 de Março 7H:37

Vereador Lucas Aribé critica Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju

Na semana passada, o vereador Lucas Aribé (PSB) foi o único parlamentar que fez questão de participar de todas as audiências públicas de revisão do Plano de Mobilidade Urbana, promovidas pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito - SMTT, por saber a importância do tema para a cidade.


Em seu pronunciamento, realizado nesta quinta-feira, 10, ele usou a tribuna para criticar o Plano de Mobilidade Urbana da capital, que não está sendo idealizado como deveria.


De acordo com o parlamentar, existe a Lei Federal 12.587 que estabelece  a política, diretrizes e normas para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

"Em 2012, houve uma elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju, mas não foi votado, portanto Aracaju não tem ainda uma política de mobilidade urbana e nunca teve. Algumas cidades do Brasil investiram e vem investindo nas diversas modalidades de transporte viário, terrestre, motorizado, não motorizado, além de definir faixas e espaços para cada um. A questão dos estacionamentos é um problema, como também as calçadas, que não garantem o transporte dos pedestres”, pontua.


Aribé comenta ainda que a mobilidade urbana de Aracaju não existe. "O Plano de Mobilidade Urbana deve ser encarado como uma política de estado e Aracaju ainda não tem esse Plano, que é de extrema importância. Na semana passada foram realizadas  audiências públicas sobre o tema e eu quero saber quais propostas apresentadas pela população foram incluídas. A Prefeitura de Aracaju pagou ao escritório de Jaime Lerner para elaborar o Plano, sendo que aqui existem técnicos competentes que conhecem nossa realidade como ninguém e podem fazer um Plano com a mesma qualidade", explana.


Lucas explica que tem acompanhado na cidade a pintura de faixas azuis nas avenidas Beira Mar e Tancredo Neves e volta a criticar a postura do prefeito João Alves Filho (DEM) sobre as obras de implantação do BRT.


"No mês passado o prefeito João Alves mangou  da população e chamou todo mundo de cego. Essa não é uma postura do líder maior da cidade de tratar seus eleitores como cegos, quando questionado sobre as obras do BRT", disse.


Segundo o parlamentar, a questão da mobilidade urbana não pode ser discutida da maneira como está sendo, apenas apresentando um plano bonito, robusto, mas sem ação concreta na prática. "Até agora, nem 1% do que foi apresentado pela prefeitura foi feito. A desculpa é que o tempo está curto e falta recursos. A presidente Dilma Rousseff, através do seu ministro das cidades, veio a Aracaju no ano passado para anunciar a liberação de R$ 115 milhões para mobilidade urbana. Se não chegou nenhum centavo, é porque a prefeitura não se organizou", finaliza.


Assessoria do parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.