Poder e Cotidiano em Sergipe
Veja quais são os municípios de SE que terão aumento no FPM 2 de Setembro 7H:48
PODER | Por Diego Rios (Colaborador)

Veja quais são os municípios de SE que terão aumento no FPM

Em virtude das estimativas populacionais de 2020 divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dois municípios sergipanos estão entre os 126 de país que terão incremento na receita oriunda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

 

Barra dos Coqueiros é um deles. O município saiu de um coeficiente de 1,40 para 1,60. A outra cidade é Poço Verde, que saiu de 1,20 para 1,40 de crescimento da população.

Segundo a estimativa do IBGE, 126 municípios do Brasil tiveram acréscimo populacional. Por outro lado, 1.569 cidades, mais de 28% do total, tiveram redução de população. Dessas, 17 teriam o coeficiente rebaixado, se não fosse a Lei 165/2019. Estima-se que o Brasil tenha 211,8 milhões de habitantes, tendo crescido 0,77% em relação a 2019.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) a estimativa populacional é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para realizar o cálculo do coeficiente do FPM.

Segundo informações do IBGE, as populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos Estados, projetadas por métodos demográficos entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

Foto: Divulgação Wikipedia

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.