Poder e Cotidiano em Sergipe
Variante delta: Prefeitura reforça a importância da vacinação em adolescentes 5 de Novembro 11H:34
COTIDIANO | Por Max Augusto

Variante delta: Prefeitura reforça a importância da vacinação em adolescentes

Aracaju está em um momento de queda expressiva no número de casos, óbitos e de internações hospitalares decorrentes da covid-19. Entretanto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a necessidade de aumentar a cobertura vacinal da população contra a doença, evitando com isso o risco de disseminação da Delta e de outras variantes do coronavírus.

A imunização é a medida farmacológica de maior eficácia disponível no mercado em todo o mundo para proteger as pessoas das complicações. Até o momento, Aracaju tem 512.488 pessoas vacinadas contra a covid-19, das quais 404.527 já estão com o esquema vacinal completo, o que corresponde a mais de 78,71% da população com 12 anos ou mais.

De acordo com a médica infectologista da SMS, Fabrízia Tavares, o município está numa fase da pandemia crucial e estratégica, em que o andamento da campanha de vacinação está tendo uma celeridade importante.

“Em contrapartida, estamos nos deparando com a transmissão da variante delta, também conhecida como variante indiana, cuja transmissibilidade é três a quatro vezes maior que a cepa original. Lembrando que o risco de uma variante altamente infectante, apesar da baixa letalidade observada, é a capacidade de causar muitos adoecidos de uma só vez, com maior busca dos serviços de saúde", explica.

Ainda segundo a médica, uma parcela da população ainda não foi vacinada, o que é preocupante. “Mesmo a Prefeitura realizando campanhas exclusivas, a exemplo da repescagem, temos um número expressivo de pessoas que, por algum motivo, deixaram de tomar o imunizante. Recentemente, tivemos 17 novos casos da delta em Aracaju e um deles foi em adolescente, por isso reforçamos a importância da vacina na faixa etária que menos se vacinou, que foi a de 15 anos”, enfatiza.

Dados
Em Aracaju, já foram vacinados 46.053 adolescentes de 12 a 17, o que equivale a 82,23% do total dessa população. Os que menos se vacinaram foram os adolescentes de 15 anos, com apenas 61,66% desse público tendo recebido a vacina; ainda faltam 4.719 pessoas com esta idade receberem o imunizante.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Foto: Marcelle Cristine/ANS

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.