Poder e Cotidiano em Sergipe
Vale-táxi aprovado para mães e idosos vulneráveis em comissão 5 de Janeiro 14H:18
COTIDIANO

Vale-táxi aprovado para mães e idosos vulneráveis em comissão

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Vale-Táxi Social, um projeto de lei destinado a fornecer transporte gratuito para idosos com doenças crônicas e gestantes em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa, aprovada como substitutivo da relatora, deputada Professora Goreth (PDT-AP), ao Projeto de Lei 666/21, do ex-deputado Nereu Crispim (RS), será agora analisada por quatro comissões permanentes da Câmara.

O Vale-Táxi Social garantirá o deslocamento de ida e volta para unidades de saúde, hospitais ou maternidades públicas. A proposta estipula que a validação do vale será realizada pela unidade de saúde pública que atender o beneficiário, que também será responsável pelo cadastramento dos taxistas participantes.

A inscrição no programa, inicialmente restrita a participantes do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), foi modificada pela relatora para permitir a inclusão de pessoas ainda não inscritas no cadastro. Para aderir, os interessados deverão apresentar comprovante de renda familiar à assistente social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, informando a composição familiar e o local de residência.

A relatora, Professora Goreth, destacou a ampliação do benefício para mães nos primeiros meses após o parto, considerando as consultas médicas periódicas das crianças em tenra idade. Segundo ela, a proposta visa proporcionar acesso facilitado aos serviços de saúde para os beneficiários, enquanto os custos das corridas serão cobertos pelos recursos públicos.

A tramitação do projeto ocorrerá em caráter conclusivo, passando pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Saúde, Finanças e Tributação, além da Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). A aprovação dessa medida representa um avanço significativo na promoção da acessibilidade ao transporte para grupos vulneráveis, fortalecendo a assistência social no país.

Com informações de Agência Câmara de Notícias

Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

 

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.