Poder e Cotidiano em Sergipe
Valadares Filho cobra agilidade na votação do Projeto Passe livre 18 de Junho 15H:11

Valadares Filho cobra agilidade na votação do Projeto Passe livre

Passe Livre estudantil, como garantia do direito social ao transporte para alunos matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino. Esta é uma das bandeiras defendidas pelo deputado federal Valadares Filho (PSB), no Congresso Nacional. No ano passado o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 7.952, que estabelece o passe livre.

 
Na manhã de hoje o deputado cobrou agilidade na análise do projeto. “Ocupo esta Tribuna para fazer um apelo ao andamento urgente deste Projeto de Lei, que se encontra hoje na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), ainda sem a designação de relator. O Projeto reconhece o direito ao transporte como um direito social e dá início a sua efetivação no plano nacional”, lembra.
 
A proposição apresentada por Valadares foi apensada a outros projetos que tratam da mesma matéria. Isso demonstra que a instituição do passe livre para estudantes é a preocupação de muitos parlamentares. “A exigência que se impõe ao estudante para que ele adquira o direito ao passe livre é que esteja regularmente matriculado e comprove sua frequência na instituição de ensino”, explicou.

 
O projeto apresentado segue a determinação do documento da ONU e sintoniza a reivindicação histórica dos estudantes e o desejo da sociedade de poder contar com o passe livre como um direito. 

 
“Felizmente, já dispomos de experiências bem sucedidas na antecipação desse direito. No Estado do Rio Grande do Sul e em diversos municípios brasileiros, como Campo Grande, Rio de Janeiro, Grande Vitória e Goiânia, entre outras, a gratuidade no transporte coletivo e público já se tornou realidade”, argumenta o deputado.


Para Valadares Filho, a aprovação deste projeto representa uma evolução histórica no direito e conquista dos estudantes de todo o país. “Se, de fato, o Governo Federal pretende cumprir o desafio de transformar o Brasil numa Pátria Educadora, a aprovação desse projeto, que se antecipa na concessão nacional do passe livre aos estudantes, oferece a oportunidade de dar início à transformação pretendida pelo Governo e por todos os brasileiros”.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.