Poder e Cotidiano em Sergipe
Vacinação contra a gripe será iniciada na próxima segunda-feira 28 de Abril 15H:36

Vacinação contra a gripe será iniciada na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 4, será iniciada a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza. A vacinação segue até o dia 22 de maio.


Em Sergipe, a vacina estará disponível em 350 postos de vacinação espalhados nos 75 municípios e envolverá o trabalho de mais de cinco mil profissionais de saúde.
 
No dia 9 de maio será o ‘Dia D’ da vacinação. Sempre marcado para o sábado, nessa data as equipes de Estratégia de Saúde da Família de todo país fazem um trabalho voltado para mobilização de toda a população.


As Unidades Básicas de Saúde e postos de vacinação ficam abertos para que as pessoas recebam a dose.

 
O público alvo da campanha, realizada nacionalmente pelo Ministério da Saúde (MS), são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas no período de 45 dias após o parto,  trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, que receberão a vacina mediante a prescrição médica.

 
O objetivo da vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações consequentes das infecções causadas pelo vírus da gripe. A população alvo para campanha é a mais vulnerável às complicações trazidas pela Influenza.

 
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 80% da população alvo que, aqui no Estado, representa 326.900 pessoas. Nos últimos anos, Sergipe tem alcançado a meta de vacinação. Entre 2010 e 2014, as coberturas vacinais foram respectivamente 84,17%, 84,32%, 86,28%, 86,52%, 83,36%.


“É muito importante que as pessoas procurem a vacina, levem seus filhos até as Unidades Básicas de Saúde ou aquelas com dificuldade de locomoção solicite a vacinação em casa. O importante é não deixar de tomar a vacina, pois as complicações trazidas pela gripe podem levar a morte. A vacina é segura e eficaz. A única contra indicação é para as pessoas com alergia grave ao ovo”, disse a médica Angela Marinho, coordenadora do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.