Poder e Cotidiano em Sergipe
Vacinação cai e sarampo volta a Sergipe 29 de Julho 8H:07
PODER | Por Max Augusto

Vacinação cai e sarampo volta a Sergipe

Veja quais municípios registraram casos. Imunização contra Polio também foi reduzida

Um retrocesso que acontece em todo o Brasil vem sendo verificado também em Sergipe. A cobertura vacinal está diminuindo e os casos de sarampo estão voltando a ser registrados.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde, que respondeu a questionamento do BLOG DO MAX, apontam que em 2016 e 2017 não houve registro da doença no território sergipano. Já em 2018 foram 4 casos – três em Aracaju e um no município de Riachão do Dantas.

No ano seguinte (2019), o número de doentes não só aumentou, como foram verificados em mais cidades: foram seis casos, sendo 1 em Aracaju; 1 em Areira Branca; 2 em Capela e outros 2 em Estância.

Por fim, no ano passado (2020) foram identificados oito pessoas infectadas – 7 delas no município de Simão Dias e 1 em Lagarto. Em 2021 ainda não houve notificação de casos.

Confira abaixo o quadro com o número de casos por ano e município sergipano.

Vacinação
Em 2019 a cobertura vacinal foi de 91,35% na primeira dose e 75,14% na segunda. Em 2020 houve uma queda significativa: 74,88% na primeira dose e 60,02% na segunda.

Em 2021 o índice está em 63,29% da primeira e 47,42% na segunda.

Tríplice viral
A imunização contra o sarampo é feita através da vacina tríplice viral, que também previne a ocorrência de caxumba e rubéola. Ela é administrada em duas doses (aos 12 e 15 meses).

Polio
Não há notificações de poliomelite em Sergipe desde 1989. Mas é preciso ficar atento, pois a queda na vacinação dispara o alarme: Em 2019 a cobertura vacinal foi de 81,11%. Em 2020 caiu para 70,69 e em 2021, até o momento, está em 58,41. Em todo o mundo, apenas três países continuam registrando casos de Polio: Afeganistão, o Paquistão e a Nigéria.

A Vacina Inativada contra a Poliomelite (VIP) é administrada em três doses (aos 2, 4 e 6 meses). O percentual de cobertura é calculado com base na terceira dose aplicada na criança a partir de 6 meses – e até os 11 meses.

Busca ativa

O infectologista Marco Aurélio, da Secretaria Estadual de Saúde, confirma que o fato vem sendo observado nos últimos anos, com vacinas que antes conseguiam chegar a índice de 95% de cobertura.

“É um problema que vem sendo acompanhado e discutido com municípios, essa necessidade da busca ativa das crianças que não receberam as doses. No ano passado houve uma queda maior ainda, porque as pessoas procuraram menos a atenção básica, por isso nossa discussão com os municípios é de fazer a busca ativa, explicou Marcos Aurélio.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.