Poder e Cotidiano em Sergipe
Vacina: 40 mil pessoas ainda não compareceram para receber primeira dose 25 de Outubro 5H:25
PODER | Por Max Augusto

Vacina: 40 mil pessoas ainda não compareceram para receber primeira dose

Nesta entrevista ao BLOG DO MAX, a secretária de Saúde, Waneska Barboza, destacou que 71% da população adulta de Aracaju está imunizada com duas doses - e mais de 90% com uma dose.

Ela se mostrou otimista com a redução de casos e de internações relativas à covid-19, já que a rede municipal de saúde retomou os atendimentos de rotina, que ficaram suspensos por conta da transmissibilidade do vírus.

“Chegamos a ter oito Unidades Básicas exclusivas para atendimento de síndrome gripal. Hoje, estamos apenas com a Lauro Dantas”, explicou.

Apesar das notícias positivas, a secretária faz um alerta: cerca de 40 mil pessoas que ainda não compareceram para receber primeira dose da vacina contra o coronavírus. Em algumas idades, a imunização não atingiu 60% da população, como acontece na faixa de 38 anos, na qual de 7.500 pessoas ainda faltam se vacinar.

Leia abaixo a entrevista completa.

BLOG DO MAX - O que fez Aracaju alcançar o patamar de segunda capital do Nordeste em imunização contra covid-19 ?
Waneska Barboza - O avanço na vacinação contra covid em Aracaju é fruto de planejamento, logística, aproveitamento de doses, imunização de domingo a domingo e compromisso da gestão em enfrentar a pandemia. Desde antes de Aracaju registrar o primeiro caso, o prefeito Edvaldo Nogueira já tinha formado um Comitê de Operações Especiais e traçado ações integradas. Estamos com 71% da população adulta imunizada com duas doses e mais de 90% com uma dose, o que reflete na diminuição de casos e de internações. Este mês, por exemplo, registramos nove óbitos, menos de um por dia.

BM - Como isso reflete no atendimento da rede municipal da Saúde?
WB - Com a redução de casos e de internações, a rede municipal de saúde retomou os atendimentos de rotina, os quais ficaram suspensos por conta da transmissibilidade do vírus. Chegamos a ter oito Unidades Básicas exclusivas para atendimento de síndrome gripal. Hoje, estamos apenas com a Lauro Dantas.

BM - Com mais de 90% da população adulta vacinada contra covid-19, quais estratégias utilizadas pela SMS a partir de agora na campanha de Imunização?
WB - Continuamos trabalhando a importância da vacinação para controle da pandemia de coronavírus porque temos cerca de 40 mil pessoas que ainda não compareceram para receber primeira dose, algumas idades não atingiram 60% da população, como a faixa de 38 anos, na qual de 7.500 pessoas ainda faltam se vacinar. É um número alto de pessoas expostas ao vírus. Paralelo a isso, continuamos avançando na terceira dose de idosos, de imunossuprimidos e de profissionais de saúde.

BM - A Secretaria da Saúde confirmou transmissão comunitária da variante Delta em Aracaju. Quais cuidados devem ser mantidos e o que a SMS vem fazendo para controlar a variante?
WB - Aracaju vem descobrindo a circulação da Delta há aproximadamente um mês. Inicialmente, casos isolados. Esta semana, tivemos a circulação de transmissão comunitária porque o Lacen começou a fazer genotipagem em amostras aleatórias da comunidade. Como o município está avançado na vacinação, isso causou um bloqueio na Delta. Outra questão é que tivemos uma segunda onda muito forte em junho com a variante Gama, que concorre atualmente com a Delta. Outra estratégia adotada é a testagem na população em espaços públicos com o programa TesteAju. A ação é realizada semanalmente, segunda, quarta e sexta. Também ampliamos os pontos de vacinação, abrangendo todas as regiões da cidade para que a população tenha fácil acesso ao imunizante, única medida eficaz contra a covid.

BM - Estamos no outubro rosa, mês de prevenção do câncer de mama. Quais serviços a rede municipal oferece e o que tem sido feito este mês?
WB - Estamos com ação alusiva ao outubro rosa aos sábados, em oito Unidades Básicas funcionando de 8 até as 16 horas para agendamento de mamografia, exame de lâmina, teste covid, teste HIV entre outros procedimentos. As UBS que estarão funcionando são Santa Terezinha [Robalo], Roberto Paixão [17 de Março], Hugo Gurgel [Coroa do Meio], Edézio Vieira [Siqueira Campos], Cândida Alves [Santo Antônio], Francisco Fonseca [18 do Forte], Anália Pina [Almirante Tamandaré] e Onésimo Pinto [Jardim Centenário].

Além disso, nossa rede oferta, diariamente, especialidades médicas e exames, por meio do Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm), como mastologia, ginecologia, biópsia do colo do útero; citopatologico do colo uterino; colposcopia; cauterização química de condiloma (HPV); Cirurgia de Alta Frequência- CAF (EXCISÃO); Retirada de pólipo vaginal e endocervical e ainda a inserção ou retirada de DIU.

BM - Como pacientes acamados têm acesso aos serviços de saúde na capital?
WB - Para acesso aos serviços de saúde é importante que todo usuário residente em Aracaju esteja vinculado a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, incluindo os usuários acamados. Nesse caso, após essa vinculação com a UBS, a equipe de Saúde da Família passa a atendê-lo em domicílio, realizando os serviços de saúde que ele necessita.

Nesse período de vacinação contra a covid-19, esses pacientes, que em sua grande maioria são idosos, também vêm sendo imunizados em suas residências. E há dez meses, desde dezembro do ano passado, ampliamos esse atendimento com a implantação do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

As equipes multidisciplinares realizam visitas domiciliares aos pacientes aceitos no programa, sendo em sua maioria oriundos da rede de urgência do município, e desde o mês de agosto desse ano, todas as 45 Unidades Básicas de Saúde, também passaram a encaminhar solicitações para esse tipo de atendimento, respeitando os critérios básicos que enquadram o usuário no serviço.

BM - A senhora apresentou balanço do último quadrimestre à Câmara de Vereadores. Quais resultados positivos foram apresentados?
WB - Fazemos essa apresentação rotineiramente. É uma prestação de contas e, também, reafirma a transparência da gestão. Nesse último quadrimestre, avançamos em serviços como implantação de Teleinterconsulta na Rede de Atenção Primária à Saúde no auxílio do diagnóstico e estabelecimento de protocolos terapêuticos na especialidade de Cardiologia; ampliamos o horário de atendimento em 20 Unidades Básicas de Saúde, que funcionam até as 19 horas; a população cadastrada no SUS saltou de 411.352 para 534.959 pessoas, um crescimento de 123.607 usuários; diminuímos a taxa de mortalidade infantil e conseguimos que 67,4 % das gestantes tenham, pelo menos, seis consultas pré-natal realizadas. São melhorias no atendimento ao usuário que refletem na saúde do cidadão e na qualidade de nosso serviço.

Comentários

  • JÁDISON ARAÚJO DE OLIVEIRA BRITO 25/10/2021 às 13:39

    PRA QUEM NÃO TOMOU A PRIMEIRA DOSE ,ONDE TOMAR?

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.