Poder e Cotidiano em Sergipe
UFS suspende atividades acadêmicas extracurriculares 13 de Março 7H:55
COTIDIANO

UFS suspende atividades acadêmicas extracurriculares

Reitor cria comitê para acompanhar coronavírus, que também suspende viagens não essenciais

Todas as atividades acadêmicas extracurriculares e viagens não essenciais estão suspensas na Universidade Federal de Sergipe. A decisão vem após a criação de um Comitê para acompanhar o coronavírus em todos os seis campi da UFS. O Comitê é formado por profissionais de saúde do Hospital Universitário (HU) e do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), representantes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), pró-reitores, dirigentes de cursos e servidores e é presidido pelo vice-reitor Valter Joviniano de Santana Filho.

 

O reitor Angelo Antoniolli publicou ontem (12), a Portaria 221, criando o Comitê de Prevenção e Redução de Riscos frente à infecção pelo Coronavírus (Covid-19), que tem a atribuição de monitorar os riscos frente à comunidade universitária e aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de propor à administração da UFS as medidas a serem adotadas para a efetiva redução de riscos acadêmico e administrativo, e atuar na relação da Universidade com a comunidade externa e órgãos de saúde do Estado para otimizar as ações frente ao Covid-19.

Em seguida, o reitor assinou e publicou a Portaria 222, suspendendo todas as atividades acadêmicas extracurriculares, como aulas inaugurais, eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais. No caso de eventos previstos para os próximos 10 dias, não passíveis de cancelamento, as recomendações do Comitê deverão ser rigorosamente seguidas, diz a Portaria, que também suspende autorização de viagens não essenciais (dentro e fora do país) de docentes, discentes e técnico administrativos, “até ulterior deliberação, relativas a atividades vinculadas à Instituição”.

“Nesse momento, é importante que fiquemos em estado de atenção monitorando a evolução da pandemia e implementando medidas preventivas na UFS, para auxiliar no controle da disseminação do coronavírus na comunidade universitária e, consequentemente, na sociedade sergipana”, afirmou o vice-reitor Valter Joviniano.

Pandemia

A infecção pelo novo coronavírus (tecnicamente SARS-CoV-2), denominada de Covid-19, é uma doença infecciosa emergente, identificada pela primeira vez na cidade de Wuhan na China, em dezembro de 2019. O Comitê de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional, e como pandemia, na última quarta-feira, 11.

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por contato direto ou indireto através de gotículas. Após o contato com o vírus, a maioria das pessoas desenvolve a doença com manifestações leves podendo, no entanto, em grupos específicos como idosos e pessoas com doenças crônicas, progredir para o desenvolvimento de formas graves, inclusive levando à morte.

 

 

Do Portal da UFS

Fotos: André Alcântara/Rádio UFS

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.