Poder e Cotidiano em Sergipe
UFS é primeira do Brasil no quesito citações, segundo Latin America University Rankings 2020 8 de Julho 11H:28
COTIDIANO | Por Max Augusto

UFS é primeira do Brasil no quesito citações, segundo Latin America University Rankings 2020

Ranking é da Times Higher Education, uma das principais publicações do mundo em avaliação educacional

O Times Higher Education (THE), uma das principais publicações do mundo em avaliação educacional, divulgou nesta terça-feira, 7, a edição anual do seu ranking de universidades latino-americanas, o Latin America University Rankings 2020.

Uma novidade desta vez é a boa colocação da Universidade Federal de Sergipe, 1ª do Brasil e 9ª geral no quesito citações. No computo dos demais critérios, a UFS ficou na 62º posição, à frente ou muito próxima de outras grandes universidades da região, como a Universidade Autônoma do Chile (61º), a Universidade Federal do Pará (64º), a Universidade Autônoma do Estado do México (67º) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (70º).

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, explica que esta foi a primeira vez que a universidade figurou neste ranking e que o primeiro lugar no índice de citação dos artigos "atesta a qualidade e impacto daquilo que é produzido na instituição". Em setembro de 2019, a UFS já havia sido considerada, em um outro levantamento, a instituição de maior impacto do Brasil em pesquisas de Ciências da Saúde, e 4ª no ranking geral.

Nesta edição, foram avaliadas 166 instituições de 13 países. O Brasil não leva a liderança na região, que fica com a Pontifícia Universidade Católica do Chile pelo segundo ano consecutivo, enquanto as Universidade de São Paulo e a Universidade de Campinas mantêm o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. Mas o Brasil é o país mais representado, com 61 universidades na lista. O Chile vem em seguida, com 30, e Colômbia com 23.


Para este ranking regional, foram considerados cinco indicadores principais: ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria. As instituições recebem uma pontuação para cada um desses critérios, que têm pesos diferentes para a nota final.

A UFS ficou em 30º lugar no Brasil e 5º no Nordeste, obtendo as seguintes notas: 96,7 em citações, 38,5 em ensino, 36,6 em pesquisa, 35,5 em transferência de conhecimento e 24,6 em visão internacional, perfazendo uma nota geral de 47,2.

O México alcança o seu mais alto ranking de todos os tempos, com o Monterrey Institute of Technology reivindicando o quarto lugar, mas muitas de suas outras universidades declinam. Enquanto isso, a Colômbia sai do top 10 depois que o principal representante do país, a Universidade dos Andes, caiu duas posições para o 11º.

Em outros lugares, a Jamaica aparece no top 20 pela primeira vez com seu único representante, a Universidade das Índias Ocidentais, em 18º. O Uruguai é o único país novo a aparecer neste ano. A Universidade ORT do Uruguai está na faixa 101-125.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.