Poder e Cotidiano em Sergipe
Turismo gerou mais de mil empregos em Sergipe nos últimos 12 meses 26 de Outubro 17H:41

Turismo gerou mais de mil empregos em Sergipe nos últimos 12 meses

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a área de Turismo é a segunda a gerar mais empregos formais em Sergipe nos últimos 12 meses, ficando atrás, apenas, da construção civil. Ao todo, foram 1.073 empregos distribuídos em 52 segmentos.


Impulsionados pela alta do dólar, turistas investem em viagens nacionais durante o tempo livre e, em meio aos destinos procurados, Sergipe se configura como atrativo por oferecer diversas vantagens, dentre elas, aumento do número de voos para o Estado, novas rodovias e pontes que facilitam o acesso a capital e municípios do interior.


“Pesquisa do Ministério do Turismo diz que 75% das pessoas que iriam para o exterior estão viajando pelo Brasil. E desse percentual, 48% estão escolhendo o Nordeste como destino. Aliado a isso, o Governo do Estado tem feito política incisiva de promoção do destino Sergipe. Neste mês de outubro, por exemplo, estamos fazendo divulgação com uma operadora de turismo nos nove estados do país que mais enviam turistas para Sergipe, e ainda ações de capacitação de agentes de viagem e participação em feiras, ou seja, ações para tentar consolidar Sergipe como destino turístico. E isso tem surtido efeito”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Adilson Júnior.
 
 
A preferência por Sergipe foi confirmada pelo turismólogo Genilson Aragão, que atua na área. Ele conta que nos últimos 10 anos o segmento no estado teve crescimento anual entre 10% e 12%.


Além disso, segundo estudos efetuados pelo profissional desde a década de 60, Sergipe é um dos estados mais atrativos do Nordeste e tem conquistado novos espaços no mercado. Ele conta que a alta do dólar é responsável pelo investimento na área de turismo doméstico e que, nos meses de setembro e outubro, época de baixa estação, a expectativa de chegada de turistas foi superada.
 
 
“Houve boom de hotelaria em Xingó e região. O número subiu de 300 leitos para 1.500. Além disso, hoje em dia embarcamos 500 pessoas no passeio dos Cânions de Xingó. Normalmente eram 300 visitantes. Para a Crôa do Goré costumávamos levar menos de 40 pessoas durante a semana e agora a média é de 120 passageiros. Nos próximos dois anos o turismo deve aumentar, no mínimo, 20%. E o Governo do Estado ajuda muito no relacionamento com operadoras de turismo. Sergipe está trabalhando em infraestrutura e vendendo o destino”, comentou o turismólogo.
 

Com ocupação de 100% na rede hoteleira nos últimos três feriados, a tendência é que Sergipe terá lotação máxima no próximo final de semana prolongado, segundo informa o secretário de Turismo. Maitre de um dos restaurantes de Aracaju, Raimundo Lopes ratifica a previsão do aumento do número de turistas. “Acho que, de dois meses para cá, já houve aumento de 40% de turistas. Para o fim do ano deve ter aumento entre 40% e 70%. Isso porque Sergipe tem bons atrativos, várias opções de passeio, a população é bem receptiva, há boas comidas, como o caranguejo, e ainda artesanato e cultura”, disse.
 
Fonte: ASN
Foto: Márcio Dantas/ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.