Poder e Cotidiano em Sergipe
Trote telefônico a serviços públicos poderá levar a cancelamento de linha 8 de Setembro 7H:44

Trote telefônico a serviços públicos poderá levar a cancelamento de linha

O país pode passar a contar com legislação para coibir a prática dos trotes telefônicos aos serviços públicos, de emergência ou não. Esse é o objetivo de projeto (PLS 763/2015) em análise na Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação (CCT), que está pronto para entrar na pauta de votação.

 

Pelo texto, pessoas que usarem o telefone para comunicar falsas ocorrências à Polícia e ao Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos, ficarão sujeitas a punições que vão desde a suspensão temporária até o cancelamento definitivo do serviço de telecomunicação, além do pagamento de multa de R$ 500 por infração.

 

A proposta foi uma iniciativa conjunta dos senadores Acir Gurgacz (PDT-RO), Lasier Martins (PDT-RS) e Paulo Rocha (PT-PA). Segundo os autores, a estimativa é de que os trotes representem de 20% a 70% do total de chamadas recebidas, a depender do serviço. Essas ligações podem gerar danos da ordem R$ 1 bilhão por ano ao país, além de provocar graves transtornos.

 

“Enquanto os atendentes estão ocupados com a ligação falsa, alguém que realmente necessite do atendimento de emergência fica impedido de ligar para o serviço e sua vida pode acabar colocada em risco”, afirmam os senadores na justificação do projeto.

 

O relator, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), recomenda a aprovação da proposta com ajustes que aperfeiçoam o texto. Segundo ele, diante dos transtornos e prejuízos às contas públicas decorrentes dos trotes, medidas para coibir a prática são necessárias e urgentes.

 

Depois do exame na CCT, a matéria seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para decisão terminativa, que dispensa a votação em Plenário.

 

Solução administrativa

Pelo relatório de Davi Alcolumbre, o trote corresponde ao uso de serviços de telecomunicação para solicitar atendimento público, de urgência ou não, para fato que não tenha efetivamente ocorrido. A legislação seria útil aos serviços públicos federal, estadual e municipal.

 

Os autores optaram por enfrentar o problema apenas com regras e sanções administrativas, via alterações na Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472, de 1997), no lugar de propor medidas penais aplicáveis por meio do sistema judiciário.

 

“A resposta penal é morosa, demanda investigação e ação judicial, o estabelecimento de contraditório exaustivo, para então resultar numa pena de restrição de direitos, prisão ou multa, que podem, ao final, não se revelar adequadas para a correção de rumos”, argumentam os parlamentares.

 

No entanto, consta no projeto um dispositivo que obriga a comunicação às autoridades policiais dos casos em que a prática do trote tenha provocado o agravamento de saúde de pessoa que ficou sem atendimento. Nesse caso, a partir do inquérito policial e da denúncia à Justiça, o infrator poderá responder a sanções na esfera penal.

 

Sanções progressivas

O órgão público que recebeu o trote deverá informar sobre a ocorrência ao órgão regulador das telecomunicações - a Anatel, com indicação da data, hora e identificação da origem do trote, e ainda a gravação do ato, entre outros registros.

 

Em caso de reincidência ou de prejuízo para a administração, a Anatel deve determinar à operadora a suspensão temporária do serviço utilizado. Haverá o bloqueio das chamadas e de mensagens de texto pela linha telefônica ou a redução da velocidade de transmissão, no caso de trote aplicado via conexão à internet.

 

Medida educativa

Após ser notificado, o usuário terá 15 dias para apresentar defesa, medida acrescentada ao projeto pelo relator. Ultrapassado esse prazo de defesa sem que haja manifestação, ou se as razões forem julgadas improcedentes, o infrator deverá comparecer ao órgão público que recebeu o trote em até 30 dias, para participar de medidas educativas. Com isso, ele voltará a ter acesso aos serviços suspensos.

 

Caso o titular do serviço não se apresente ao órgão público, a suspensão da prestação dos serviços deverá se estender por até 30 dias. Se ainda assim ele não se manifestar, o órgão regulador determinará à operadora o cancelamento definitivo dos serviços.

 

Para custear os programas educativos, o projeto prevê a possibilidade de aplicação do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), instituído na Lei 5.070/1966, para a conscientização sobre os direitos e deveres dos usuários e sobre os prejuízos causados pelos trotes.

 

Usuários de pré-pagos

Um dos dispositivos do projeto altera a Lei 10.703/2003, que trata do cadastramento de usuários de telefones pré-pagos, para obrigar as lojas que comercializam essa modalidade de serviço a registrarem os dados dos novos titulares no momento da venda. A desobediência pode resultar em multa de mil reais por infração. Atualmente, as informações são repassadas pelas lojas em até 24 horas após a venda.

 

Agência Senado 

Foto: Fotos Públicas

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.