Poder e Cotidiano em Sergipe
Três empresas sergipanas estão na Lista Suja por trabalho análogo à escravidão 8 de Abril 6H:00
COTIDIANO | Por Max Augusto

Três empresas sergipanas estão na Lista Suja por trabalho análogo à escravidão

Três empresas de Sergipe foram recentemente adicionadas à Lista Suja do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) devido a práticas que submetem trabalhadores a condições semelhantes à escravidão.

A Comercial Coqueiro Verde LTDA, localizada em Neópolis, teve 1 empregado flagrado; a CVM Construtora LTDA, sediada em Canindé de São Francisco, teve 2 empregados identificados; e a VF Mecanização, Transporte e Serviços LTDA, com sede em Capela, teve 11 empregados enquadrados nessa situação. Este é o maior acréscimo já registrado na Lista Suja, totalizando 248 empregadores.

As atividades econômicas mais afetadas incluem trabalho doméstico (43), cultivo de café (27), criação de bovinos (22), produção de carvão (16) e construção civil (12). A fiscalização realizada pelo MTE, em colaboração com várias entidades, desempenha um papel crucial na identificação dessas práticas abusivas e na garantia dos direitos dos trabalhadores.

É importante ressaltar que a inclusão na Lista Suja ocorre após a conclusão de um processo administrativo que avalia as irregularidades relacionadas ao trabalho análogo à escravidão. O nome de cada empregador permanece publicado por dois anos no cadastro. Nesse ciclo de atualização, 50 nomes que completaram o tempo de publicação foram excluídos.

A erradicação do trabalho escravo é uma prioridade nacional, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Caso tenha informações sobre trabalho análogo à escravidão, você pode denunciar anonimamente através do Sistema Ipê Trabalho Escravo ou pelo Disque 100.

 

Com informações da Agência Brasil

Foto: Marcelo Casal / Agência Brasil

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.