Poder e Cotidiano em Sergipe
Tráfico de drogas é a causa de 75,6% dos homicídios na Grande Aracaju 24 de Novembro 19H:43

Tráfico de drogas é a causa de 75,6% dos homicídios na Grande Aracaju

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24), pela Secretaria da Segurança Pública, revela que 75,6% das vítimas de homicídios em Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro morreram por algum tipo de relação com o tráfico de drogas em Sergipe.

 

O número se refere a 539 vítimas em casos investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em 2015.



O estudo foi elaborado por pesquisadoras do Núcleo de Análises e Pesquisas e Políticas Públicas de Segurança e Cidadania (Napsec) da SSP e baseia-se na leitura de 656 inquéritos policiais (Há ainda, nesse grupo, inquéritos sobre suicídios, infanticídio, induzimento ao suicídio e outros).

Quando analisada a relação dos autores dos homicídios com o tráfico de drogas, o número sobe para 85,1%. A variável motivação foi catalogada a partir da elaboração de um quadro, cujos recortes de suas categorias possibilitaram o preenchimento da informação mais precisa. Foram verificados no DHPP, como motivações, mortes por brigas familiares, por ganho econômico, discussão de trânsito, discussão/briga e entorpecentes/drogas.



A motivação que se apresentou com mais casos foi a relação com drogas ilícitas como fator preponderante, com 44,6%; seguindo por vingança, que obteve um percentual de 28,7%. Mais atrás ficou discussão/briga (7%), crime passional (6,2%) e ganho econômico (5,8%). Outras motivações aparecem, mas de forma menos significante.



Algumas categorias, apesar de elencadas no quadro de motivações, não foram encontradas a partir das leituras dos inquéritos policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

SSP

Foto Ilustrativa: Jadilson Simões

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.