Poder e Cotidiano em Sergipe
Tradicional Procissão do fogaréu acontecerá em São Cristóvão 1 de Abril 15H:57

Tradicional Procissão do fogaréu acontecerá em São Cristóvão

Acontece amanhã, quinta–feira maior da Semana Santa, na sede de São Cristóvão, a secular procissão do fogaréu. Com saída da Praça São Francisco e percorrendo algumas ruas da cidade, o cortejo é uma das maiores manifestações religiosas de Sergipe e do nordeste, e mais uma vez contará com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água(FUNDACT).


A procissão acontece sempre após a “missa do lava-pés”, realizada na Paróquia Nossa Senhora da Vitória, e faz parte do calendário cultural de São Cristóvão desde o século XVIII. Verdadeira alusão a perseguição a Jesus Cristo, o cortejo leva à população sancristovense a maior encenação a céu aberto do município, as luzes do centro histórico são apagadas para que dêem lugar a fogaréus e tochas.


Esse ano a procissão contará com mais de 200 participantes- entre crianças e adultos- todos do sexo masculino, mulheres não participam da procissão.

A procissão foi trazida pelos portugueses e passada de geração em geração. No ano de 1963, foi interrompida por Frei Fernandes. Naquele ano, o então vigário argumentou a interrupção do cortejo em decorrência da não conscientização dos homens que participavam do séquito.


Já em 1978, um grupo de homens liderado por Daniel Lima Costa remontou a tradição, após reuniões preparatórias que conscientizavam os presentes sobre a importância e sentido da procissão.


A prefeitura irá organizar a cidade, cuidando da limpeza das ruas, organização do trânsito além de disponibilizar transporte para os atores que integram o ato da procissão que representa o caminho percorrido por Jesus até o calvário.


“A pedido do pároco, vamos ainda solicitar junto a Energisa o desligamento da energia elétrica no trajeto por qual a procissão passa. Daremos todo suporte”, relatou a presidente da FUNDACT, Dilene Job.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.