Poder e Cotidiano em Sergipe
Trabalho planejado garante efetividade na coleta de entulho na capital 25 de Março 16H:02
COTIDIANO | Por Max Augusto

Trabalho planejado garante efetividade na coleta de entulho na capital

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza, cotidianamente, ações que objetivam melhorar ainda mais a limpeza pública da capital. Entre estas medidas, fruto de uma gestão planejada e eficiente, está o recolhimento de entulho, incluído, diariamente, na programação de serviços da Diretoria de Operações da empresa.

Ao todo, a Emsurb disponibiliza à população 24 caixas estacionárias, de 30 m³ e 5m³, espalhadas em locais estratégicos da cidade, que recebem o RCD (resíduos de construção e demolição) provenientes, em sua maioria, de pequenas reformas. Em algumas localidades, há um agente de limpeza que verifica o tipo de resíduo e direciona os moradores para o descarte correto.

 

Aliado a isso, todos os dias, com o auxílio de nove caçambas e três pás carregadeiras, equipes fazem o recolhimento do entulho em pontos viciados de descarte irregular da capital. Todo o material recolhido segue para a unidade de RCD no município de Nossa Senhora do Socorro.

Segundo dados da Diretoria de Operações, a empresa recolhe em média 4,127 toneladas de material por mês. No ano passado, as equipes coletaram 49.534,36 toneladas deste tipo de resíduo.

Para o diretor de Operações, Bruno Moraes, as ações criativas, a exemplo da recuperação de pontos viciados com intervenção de paisagismo, desenvolvidas desde o início da administração municipal, têm contribuído para conscientizar a população com relação ao descarte correto dos resíduos.

“No tocante à coleta de entulho, os cidadãos contam também com o Ecoponto - Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos, no Bairro Industrial, que recebe resíduos até 1m³”, explicou.

O diretor acrescentou, ainda, que o programa de educação ambiental, realizado em parceria com uma das empresas responsável pela limpeza da cidade, que leva aos moradores orientações sobre o descarte consciente, está refletindo na mudança de comportamento de algumas pessoas e, com isso, contribuindo para a redução do quantitativo de material recolhido pelas equipes da Emsurb.

Descarte irregular é crime

A Prefeitura de Aracaju tem realizado monitoramento constante do descarte irregular de lixo e busca conscientizar a população sobre a gravidade da ação.

O ato é considerado crime, de acordo com a Lei Municipal vigente de nº 4.452/2013.

As denúncias podem ser feitas pela população à Guarda Municipal por meio do telefone 153 ou do Whatsapp 98166-7790, pela Sema nos telefones 3225-4151/4178 ou através da Ouvidoria da Emsurb, pelo número 3021-9908.

 

Fotos: Felipe Goettenauer


Da Agência Aracaju de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.