Poder e Cotidiano em Sergipe
Tire todas as suas dúvidas sobre a segurança das Urnas Eletrônicas 22 de Outubro 18H:00
PODER | Por Max Augusto

Tire todas as suas dúvidas sobre a segurança das Urnas Eletrônicas

A Justiça Eleitoral afirma que utiliza o que há de mais moderno em termos de segurança da informação para garantir a lisura e integridade do processo eleitoral.

Sendo assim, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) disponibiliza, em seu sítio eletrônico material completo, no formato de perguntas e respostas, abordando as dúvidas mais frequentes da sociedade a respeito do sistema eletrônico de votação. O documento aborda diversos temas relevantes em uma didática simples e de fácil acesso.

O objetivo é fornecer esclarecimentos sobre as diversas questões e teorias difundidas principalmente pelas redes sociais, acerca da segurança do processo eleitoral brasileiro, muitas vezes sem qualquer respaldo técnico ou legal.

Entre os diversos pontos abordados, o documento demonstra como o eleitor pode ter certeza de que a urna eletrônica é segura, responde se é possível executar aplicativos não autorizados na urna, trata sobre vulnerabilidade a ataques externos, bem como explica como o Tribunal controla/fiscaliza possíveis violações por pessoas que trabalham para a Justiça Eleitoral.

A urna eletrônica conta com diversos mecanismos por meio dos quais o próprio eleitor ou as entidades da sociedade civil podem verificar a segurança e o funcionamento do sistema de votação.

A Justiça Eleitoral garante que utiliza o que há de mais moderno em termos de segurança da informação para garantir a integridade, a autenticidade e, quando necessário, o sigilo. Esses mecanismos foram postos à prova durante os Testes Públicos de Segurança, nos quais se mostraram robustos e foram aprimorados a partir da contribuição da comunidade técnica especializada.

Além disso, há diversos mecanismos de auditoria e de verificação dos resultados que podem ser efetuados pelos candidatos, pelas coligações, pelo Ministério Público, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pela Polícia Federal – dentre outras entidades – e também pelo próprio eleitor.

Todos os softwares dos sistemas envolvidos nas eleições são desenvolvidos pelas equipes do TSE. A operação desses sistemas, ou seja, a gestão de todo o processo eleitoral, é realizada exclusivamente por servidores do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais, não sendo delegado, em hipótese alguma, às empresas contratadas.

Confira todos os esclarecimentos clicando no link Perguntas e Respostas sobre o sistema eletrônico de votação.

 

FOTO: TSE

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.