Poder e Cotidiano em Sergipe
TCE fará cruzamento de informações com a Secretaria do Tesouro Nacional 28 de Julho 15H:58

TCE fará cruzamento de informações com a Secretaria do Tesouro Nacional

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) assinará Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda, cujo objetivo está na "transferência de conhecimentos e o compartilhamento de dados mediante a composição de grupo capacitado para participar da implantação do Projeto Siconfi".



Ao reunir em um mesmo ambiente as informações contábeis e fiscais de todos os entes federados, o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) visa aprimorar a transparência da gestão pública na utilização de recursos.



"O acordo é importante porque, a partir dele, nós poderemos enviar os demonstrativos fiscais ao Siconfi, que passará a contar com uma maior gama de dados para análises afetas ao Tesouro Nacional. Sob o ponto de vista dos Tribunais; a importância dessa ação reside no fato de contar com mais uma fonte de dados, com a qual o Tribunal pode fazer diversos usos, como, por exemplo, o cruzamento de informações", explica o conselheiro-presidente Clóvis Barbosa de Melo.

Para a STN, a participação dos Tribunais se justifica pelo conhecimento que as Cortes de Contas detêm referente ao relacionamento com os Estados e Municípios nas áreas de gestão fiscal e de contabilidade, pois são órgãos responsáveis por realizar o controle externo.



No Pleno da última quinta-feira, 27, o colegiado aprovou o acordo de cooperação técnica após propositura do conselheiro-presidente, seguindo o modelo já firmado com o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM/GO) e com os TCEs do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

 

TCE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.