Poder e Cotidiano em Sergipe
TCE assina ordem de serviço para implantação de usina fotovoltaica 26 de Junho 13H:19
COTIDIANO

TCE assina ordem de serviço para implantação de usina fotovoltaica

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) assinou na manhã desta quarta-feira, 25, a ordem de serviço para a construção de uma Usina Fotovoltaica em formato de estacionamento solar. A iniciativa busca ampliar o uso de energia limpa e renovável, reduzir custos com energia elétrica e reforçar o compromisso da Corte com a eficiência e a preservação ambiental.

“Estamos no caminho da modernização, avançamos junto para a sustentabilidade, para trazer uma energia limpa, renovável para o Tribunal, para fazer também que seja um exemplo para todos os órgãos públicos estaduais, municipais, e a economia que a usina vai trazer. Então, hoje é um dia muito importante para o Tribunal”, afirma a presidente do TCE/SE, conselheira Susana Azevedo.

Segundo o diretor Administrativo e Financeiro do TCE, Augusto Fábio Oliveira, a implantação da usina fará com que o órgão economize até 85% na conta de energia elétrica e estima-se que em 14 meses, após o término da obra, a Corte já possua autonomia na produção.

“[...] além da economia, o zelo pelo recurso público, como também faz parte do programa de eficiência energética. Para atrelar uma economia em torno de 60% da conta de energia na primeira etapa da usina, na segunda etapa, nós atingiremos em torno de 80%, 85%. Isso significa investimento, mas também a responsabilidade socioambiental, como também a responsabilidade com recursos públicos visando a economia para trazer mais eficiência e modernidade”.

James Lopes, diretor da Ilumisol, empresa vencedora do processo licitatório, explica que, a partir da assinatura da ordem, será feita uma avaliação do local em que a usina será implantada.

“O primeiro passo nosso, após a assinatura de contrato, de fato é a viabilidade de implantação. Nós viemos aqui para assinar contrato, fazer o levantamento de todas as informações pertinentes ao projeto, que é um dos passos importantes. Antes de cada projeto, tem esse critério que nós temos de avaliar o local de implantação, para posteriormente passar para a área de execução, implantação do Carpote e posteriormente a usina. [...] Esse levantamento prevê também as dificuldades de implantação, todos os critérios que tem que ser avaliado para uma usina dessa ser implementada. Então, o tempo médio estipulado que nós fizemos, genericamente, é de três meses”. 

A ordem de serviço foi assinada em ato realizado na sala de reunião da presidência do TCE e contou com a participação de representantes da Ilumisol, e da Universidade Federal de Sergipe - responsável pelo projeto elétrico- e diretores da Corte.

Fonte: Luana Maria/TCE/SE
Foto: Marcelle Cristinne/TCE/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.