Poder e Cotidiano em Sergipe
Surto de gripe preocupa Saúde que emite alerta para Sergipe 17 de Dezembro 6H:44
COTIDIANO

Surto de gripe preocupa Saúde que emite alerta para Sergipe

Após casos de influenza registrados em alguns estados do país, o que tem provocado a super lotação de postos de saúde e hospitais em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), emitiu nessa quinta-feira, 16, um Alerta Epidemiológico às Secretarias Municipais de Saúde sobre a circulação do vírus Influenza A (H3N2) aqui em Sergipe, e recomenda medidas de prevenção à população.

Aqui no estado, o aumento de casos começou a ser registrado no hospital do município de Itabaianinha. Foram enviadas para o Laboratório Central de Sergipe (Lacen) 12 amostras para a realização de testes que detectam a Covid-19 e todas elas foram negativas. Das 12 amostras processadas foram detectados 5 casos de Influenza A H3N2, sendo 3 homens e 2 mulheres, com faixa etária de 19 a 54 anos. Além dos casos do município de Itabaianinha foi confirmado um caso em Aracaju. Todos os seis (6) casos tiveram sintomas gripais leves.

O Alerta Epidemiológico aponta a necessidade de intensificação das ações de vigilância dos casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ocasionada pelo vírus Influenza fora do período de sazonalidade, além de buscar previnir a super lotação nos pontos de atendimento de saúde à população em Sergipe.

De acordo com a SES, 825.200 doses da vacina Influenza, referentes ao público alvo, foram distribuídas durante a Campanha da Influenza em 2021, atingindo a cobertura vacinal de 74,6%. Ainda segundo a pasta, as medidas de prevenção para reduzir o risco de adquirir ou transmitir o vírus da gripe são os mesmo já utilizados contra a Covid-19, ou seja, lavar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel; evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; e o uso de máscara.

Por Talisson Souza

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.