Poder e Cotidiano em Sergipe
Superação: aos 80 anos de idade, aluna da rede estadual finaliza ensino médio regular 11 de Dezembro 10H:05
COTIDIANO

Superação: aos 80 anos de idade, aluna da rede estadual finaliza ensino médio regular

É no alto sertão sergipano que começa a trajetória de luta e resistência da costureira Maria de Lourdes Santos Silva, de 80 anos de idade, matriculada no 3º ano do ensino médio regular da rede estadual. Predestinada a ser dona de casa, ou a trabalhar na lavoura, por influência da família, ela sabia que o seu futuro era muito maior que o manejo da atividade agrícola. Foi aí que, aos 35 anos, saiu do município de Nossa Senhora de Lourdes rumo a Aracaju.

Resistindo à influência da família, dona Maria de Lourdes encontrou outro obstáculo que a impediria de realizar seus sonhos. “Meu marido não queria que eu estudasse. No começo foi muito difícil, porque tinha que me dedicar somente ao trabalho de casa e às costuras que eu fazia por fora, a fim de ajudar nas despesas”, disse ela, narrando sua trajetória marcada por angústias e preconceitos, até chegar ao Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa, situado no bairro Bugio, em Aracaju, onde cursa o ensino médio regular.

História que se confunde com a de muitas mulheres que ainda lidam com o alicerce patriarcal imposto pela sociedade, de que a figura feminina deve ser submissa à autoridade do homem, dona Maria de Lourdes não cruzou os braços e conseguiu se profissionalizar no ramo da alfaiataria por meio de um curso de corte e costura. “Tudo que eu tinha era minha profissão. Mas fui em busca de mais porque o estudo é essencial hoje em dia”, pontuou, dizendo que chegou a sofrer discriminação de alguns familiares pela forma de que se comunicava.

O tempo foi passando e o seu desejo de concluir os estudos foi se tornando realidade, mesmo com a imposição do companheiro. Na Escola Municipal Manoel Bomfim, localizada no Bugio, em Aracaju, ela deu seus primeiros passos para o início de uma nova fase em sua vida. Já no Francisco Rosa, também na capital sergipana, onde inicia suas atividades escolares cursando o 9º ano do ensino fundamental, um ano depois, dona Maria de Lourdes encara novos desafios: o ensino médio.

Na rotina de aulas, trabalhos, apresentações e avaliações, a aluna do ensino médio afirma que sempre tirou de letra as adversidades com as quais não estava acostumada, como constatou o gestor do Francisco Rosa, o professor Rubens Feire, que acompanha a evolução de dona Maria desde seu ingresso na unidade escolar. “É uma referência para todos os nossos estudantes; uma aluna exemplar. Sempre que nos deparamos com um aluno que quer desistir, por diversos motivos, a gente cita a história dela para motivá-los a continuar porque são trajetórias como a de dona Maria de Lourdes que precisam ser compartilhadas”.

Querida por onde passa, dona Maria de Lourdes construiu relações baseadas em afeto e confiança, etapa que, segundo ela, foi importante para buscar a liberdade que tanto almejava: viajar e descobrir destinos Brasil afora. “Vivi 80 anos presa. Agora estou livre e no paraíso”, desabafou a costureira, prestes a completar 81 anos de idade, e que agora planeja conhecer o Rio de Janeiro, São Paulo, além de rever os familiares em Nossa Senhora de Lourdes.

A costureira Maria de Lourdes, mãe, mulher, nordestina e sergipana, construiu seu projeto de vida priorizando o bem-estar. Ao longo da vida concebeu saberes, crenças e convicções que moldaram seus objetivos que perdurarão por muito anos, como espera. “Criei minha filha, ajudei a criar meu neto e agora vou viver para mim”, concluiu dona Maria, que transformou os percalços, como problemas de saúde e exigências da família, em luta e resistência.

 

Da SEDUC/ASCOM
Foto:Maria Odília

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.