Poder e Cotidiano em Sergipe
SMS realiza mutirão contra o Aedes aegypti no bairro Coroa do Meio 22 de Dezembro 16H:30

SMS realiza mutirão contra o Aedes aegypti no bairro Coroa do Meio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu, na manhã desta terça-feira, 22, um grande número de profissionais para mutirão geral contra o Aedes aegypti, no bairro Coroa do Meio.


A ação contou com 50 agentes de Endemias, 50 agentes de Saúde e também 30 soldados do Exército Brasileiro. Com esse quantitativo, estima-se que, ao final da ação, aproximadamente 2.000 endereços sejam visitados.


O ponto de encontro foi na Unidade de Saúde da Família Hugo Gurgel e, na ocasião, o secretário Luciano Paz também esteve conferindo a reunião dos profissionais, minutos antes da saída dos mesmos para as vistorias no bairro.


Há algumas semanas, os trabalhos contra o mosquito Aedes aegypti (vetor transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika Vírus) foi intensificado, tudo para evitar surto de infestação, principalmente agora no verão.


De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, no último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), o bairro Coroa do Meio pontuou 1.0, considerado médio risco ou alerta.


“Quanto mais baixo o LIRAa ficar, melhor. Nosso trabalho é evitar proliferação de focos e com isso a multiplicação do mosquito. Compreendemos que o período do verão é muito propício para a multiplicação do Aedes aegypti e isto nos deixa apreensivos. Pedimos que a população compre essa luta, faça sua parte, independente da visita dos agentes. O mosquito se prolifera muito rápido e seus ovos podem ficar meses acoplados nas paredes dos reservatórios esperando um mínimo de água possível para eclodirem. Então não podemos vacilar neste momento”, pontuou Taíse.


Para a dona de casa Dora Alves Azevedo, a preocupação acaba sendo maior, pois, em sua residência, existe uma piscina. “Usamos a piscina, mas também tratamentos a água três vezes por semana. Não existe possibilidade de deixarmos o mosquito se criar aqui em casa. Também não tenho lavanderias, nem plantas, tudo para evitar problemas com criadouros do mosquito”, disse.


Já para Zumira dos Santos, os cuidados são redobrados, pois, em seu quintal, tem diversos objetos pertencentes aos filhos e netos. “Temos, diariamente, cerca de sete crianças correndo e brincando, espalhando brinquedos pela casa. Então precisamos monitorar tudo sempre. Há dois meses tivemos a visita da agente de endemias do bairro e ela nos aconselhou a guardar tudo que acumule água. Então, guardamos e limpamos tudo ao final do dia”, frisou.


Na casa de Helena Santos Mendonça praticamente não existe preocupação quanto ao mosquito. Tudo porque ela preferiu não acumular objetivos que sirvam de reservatórios. “Todos os agentes que passam aqui em casa comprovam e dizem ser um local tranquilo, que não desperta preocupação. Tenho algumas plantas, mas todas dentro dos moldes para não acumular água. Nunca tive nenhuma dessas doenças, mas tenho muito medo de ser picada pelo mosquito e adoecer. Procuro me cuidar e deixar a casa em ordem”, disse a aposentada.


Outra observação levantada pela Agente de Endemia da SMS, Joseane Santos Alves, ressalta a importância dos ralos de banheiro e área da lavanderia. “As pessoas precisam olhar para baixo. São locais que passam água, mas que necessitam ser limpos e isolados com telas, tudo para evitar que o mosquito possa transitar. Temos encontrado alguns focos dentro dos ralos e também atrás das geladeiras, onde alguns exemplares possuem coletores de água. Pedimos sempre que a população deixe as áreas secas e limpas com água sanitária”, enfatizou.


Dados
Vale registrar que, no mutirão do bairro Santos Dumont, foram vistoriadas 2.056 residências. Já no bairro José Conrado de Araújo, as equipes passaram em 1.840 endereços. Na próxima terça-feira, 29 de dezembro, as equipes trabalharão no bairro 18 do Forte para realizarem o último grande mutirão contra o Aedes aegypti de 2015.


Fonte e fotos: AAN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.