Poder e Cotidiano em Sergipe
Site dará mais transparência aos gastos olímpicos 14 de Maio 5H:00

Site dará mais transparência aos gastos olímpicos

Os Tribunais de Contas da União (TCU), do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e do Município do Rio (TCMRJ) lançam, nesta quinta-feira (15/5) o portal FISCALIZA RIO 2016. A inédita iniciativa permitirá que cidadãos brasileiros e de todo o mundo acompanhem as fiscalizações, gastos, execução de projetos com informações georreferenciadas, legado e notícias referentes aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, com sede na Cidade do Rio de Janeiro.



A cerimônia de lançamento será realizada às 15h, na sede do TCE-RJ, na Praça da República 54/56, no Centro do Rio, e contará com as presenças do ministro do Esporte, Aldo Rebelo; do governador Luiz Fernando Pezão; do prefeito Eduardo Paes; dos presidentes do TCU, Augusto Nardes; do TCE-RJ, Jonas Lopes de Carvalho Junior; do TCMRJ, Thiers Montebello; do vice-presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz de Oliveira e da Autoridade Olímpica, Fernando Azevedo e Silva, entre outras autoridades.

O portal, com tradução em inglês e espanhol, também oferecerá versões para deficientes auditivos e visuais. E mais: os internautas vão poder postar comentários, questionamentos e até mesmo denúncias. A iniciativa é resultado de convênio firmado entre os três Tribunais em 2013, com o objetivo de dar mais informação e transparência à sociedade sobre os gastos dos recursos públicos com os eventos.

De fácil acesso, o portal (www.fiscalizario2016.gov.br) permitirá que o internauta acompanhe a atuação dos três Tribunais, já que cada Corte de Contas tem áreas de fiscalização específicas, diretamente ligadas às fontes de recursos sobre as quais exercem sua atribuição fiscalizadora. Assim, o TCU canaliza seus esforços para ações realizadas com recursos da União e de instituições financeiras federais, como BNDES e CEF. Entre as obras sob vigilância do TCU estão, por exemplo, as de energia elétrica, as do complexo esportivo de Deodoro e do laboratório antidoping da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O TCE-RJ é o órgão responsável por fiscalizar ações que envolvem recursos do Estado do Rio de Janeiro, caso, por exemplo, das obras de mobilidade urbana de trem e metrô e da adequação do Parque Aquático Júlio Delamare. Já o TCMRJ fiscaliza projetos executados com recursos dos cofres municipais, ou através de parcerias público-privadas, tais como as de infraestrutura do Parque Olímpico, adequação da Marina da Glória, sistemas de BRTs e VLTs, entre outros.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.