Poder e Cotidiano em Sergipe
Sistema Fecomércio homenageia Laércio Oliveira com o livro em cordel 14 de Fevereiro 21H:21
COTIDIANO

Sistema Fecomércio homenageia Laércio Oliveira com o livro em cordel

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, à título de homenagem ao ex-presidente do sistema e atual senador da república, Laércio Oliveira, estimulou a escritura de uma obra inusitada sobre o trabalho de Laércio à frente do sistema em seus oito anos de administração. Andrade convidou o escritor cordelista, Eduardo Fiscina, para produzir um livro em cordel contando a história de Laércio Oliveira.

Desafio aceito, o escritor produziu a obra “Fecomércio e Laércio, Uma Rima Perfeita”, que foi lançado na última segunda-feira (13), no restaurante Senac Bistrô, com a presença de familiares, amigos, admiradores e personalidades da literatura em Sergipe.

A obra narrada em sextilha e septilha distribuídas em 56 versos, conta a história de Laércio Oliveira, desde seu nascimento, passa pela sua infância, adolescência, vida empresarial e atuação no Sistema Fecomércio, até chegar ao ápice de sua carreira política, a eleição para senador vencida em 2022.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, a inusitada obra foi uma maneira diferente de homenagear o ex-presidente Laércio, de forma que se tornasse inesquecível. “Nós queríamos fazer algo diferente para contar como foi o brilhante trabalho de Laércio aqui na Federação do Comércio, Sesc e Senac.

“Foi quando veio a ideia do livro em formato de literatura de cordel. Eu contatei um cordelista e passei o que ele significou para a federação. Laércio fez em oito anos mais que todos os outros presidentes fizeram anteriormente. Ele desenvolveu e inaugurou 15 obras, deixando mais cinco em andamento para que eu inaugure. O trabalho de Laércio é indiscutivelmente o maior de nossa história e merecia essa justa homenagem, que é muito merecida”, destacou Marcos Andrade.

Laércio Oliveira projetou 20 obras para sua administração, das quais 17 já foram entregues, sendo 15 por ele e duas por Marcos Andrade. Contando como foi a produção do livro, o escritor, Eduardo Fiscina, falou sobre suas oitivas e inspirações para produzir o conteúdo.

“Quando o presidente Marcos me contou sobre Laércio, me vieram muitas ideias, inspirações, ouvindo sobre seu trabalho, fui para a Chapada Diamantina, pensar somente na composição da obra, que ficou muito bacana, muito leve, resultou em um cordel feito em seis horas. Muitas vezes a gente demora 15 a 20 dias para realizar um trabalho desse. A coisa foi fluindo, fluindo, eu fiquei muito impressionado com suas realizações durante os oito anos na presidência da Fecomércio. Foi a valorização da cultura popular contando a história de um homem notável”, disse Fiscina.

Laércio Oliveira, homenageado com a obra, ficou surpreso ao ver o livro produzido e autografou centenas de exemplares para os presentes. Contudo, ficou mais surpreso ainda ao vir que toda a obra foi declamada por seus amigos, familiares colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.
“Estou muito feliz com essa homenagem, principalmente por ser objeto de uma obra que é totalmente a raiz de nossa cultura popular. E ainda mais surpreso por ouvir meus amigos, pessoas do meu convívio fazendo a leitura dos versos que o Eduardo escreveu no livro.

Me senti muito agraciado enquanto ouvia a leitura e isso me deixa realmente muito feliz, não só pelo reconhecimento que o presidente Marcos Andrade e o Sistema Fecomércio teve comigo, mas pela recepção de todos nesta noite de alegria. Só tenho a agradecer a todos por essa linda e incomum homenagem que recebi”, afirmou Laércio.

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.