Poder e Cotidiano em Sergipe
Sistema CNC homenageia Laércio por atuação contra o desvio de recursos do Sesc/Senac para a Embratur 12 de Julho 10H:15
PODER

Sistema CNC homenageia Laércio por atuação contra o desvio de recursos do Sesc/Senac para a Embratur

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) foi homenageado nesta terça-feira (11) em um almoço organizado pelo Sistema CNC-Sesc-Senac, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, por sua atuação contra o desvio de cerca de R$ 450 milhões anuais do orçamento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O repasse milionário estava previsto na Medida Provisória 1147/2022 aprovada pelo Congresso Nacional, mas foi vetado pelo presidente Lula após intensa negociação no Senado.

“Todo o Sistema Comércio e mais um milhão de brasileiros reconhecem o seu apoio. Essa foi mais uma demonstração de reconhecimento do Parlamento brasileiro à relevância dos Serviços Sociais Autônomos para o País, neste caso do Sesc e do Senac, que corrobora a percepção de grande parte da sociedade sobre o Sistema Comércio ser sinônimo de eficiência e de referência em bons serviços prestados aos trabalhadores e suas famílias”, destacou o comunicado da Confederação Nacional do Comércio.

Durante o debate no Senado, Laércio Oliveira alertou que os itens estranhos ao tema da MP, os chamados jabutis, eram ilegais e iriam prejudicar os programas de bem-estar social e o trabalho de formação e qualificação profissional do Sesc e do Senac em todo o Brasil.
“Isso significava retirar recursos da Educação, saúde e qualidade de vida do trabalhador! Era um penduricalho insensato e improvisado! Esse artifício estava na contramão das necessidades do Brasil! Na busca pela competitividade, o nosso país precisa superar desafios como a elevação da escolaridade, empregabilidade, mobilidade social e avanço de renda, disse o senador ao explicar que a “missão do Sesc e do Senac é valorizar o capital humano”.

Apoio em Plenário


Durante a discussão no Plenário, vários senadores elogiaram a posição de Laércio Oliveira e destacaram o trabalho das entidades do Sistema S.
“Quero me somar às palavras do senador Laércio e dizer que o mesmo que acontece no Sergipe, acontece no Paraná e de norte a sul do Brasil. Temos que reconhecer o trabalho feito pelo Sesc/Senai, a maravilha que é na formação de mão de obra especializada”, disse o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).
Na ocasião, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) também parabenizou Laércio.
“Vou apoiar o senador Laércio, pela sua coragem, sua postura firme em defesa, aqui, de valores importantíssimos do orçamento do Sistema S. A gente sabe do impacto que isso tem na sociedade, lá na ponta, na área da profissionalização, na área da cultura inclusive, e o senhor pode contar comigo integralmente para que a gente retire esse jabuti”, afirmou.
No mesmo sentido, o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) lembrou que fez seu primeiro curso profissionalizante no Senai e Sesi disse que Laércio pode contar com seu apoio na luta em defesa do sistema S.
“De tempos em tempos, a gente vê essa tendência, ou alguma ideia brilhante, de querer tirar orçamento do Sistema S. Isso a gente tem que combater, Quem conhece o trabalho sabe que funciona muito bem, que tem resultados excepcionais no nosso país e que precisa ser copiado”, resumiu Pontes.

Congresso analisa veto


Nesta quarta-feira (12), os deputados e senadores devem analisar em sessão do Congresso Nacional os vetos aos artigos 11 e 12, que previam o repasse de recursos do Sesc e do Senac para a Embratur. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), assegurou o compromisso em manter o VET 11/202, conforme o acordo fechado pelo Executivo e pelas entidades do Sistema S.

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.