Poder e Cotidiano em Sergipe
Sindicatos cobram informações sobre renúncia fiscal 26 de Novembro 12H:05
PODER

Sindicatos cobram informações sobre renúncia fiscal

Representantes de várias categorias compareceram na manhã de hoje (26) à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para entregar uma carta aberta aos deputados, demonstrando preocupação quanto às renúncias fiscais por parte do governo estadual.

O presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), Paulo Pedroza, informou que o documento foi elaborado após uma discussão conjunta entre várias centrais sindicais.

A gente identificou uma omissão. A lei orçamentária obriga que o estado informe o tamanho da renúncia fiscal; o governo concede durante o ano uma série de benefícios fiscais e a lei exige que ao fazer a renúncia fiscal, tem que fazer uma previsão, de como vai compensar essa perda de receita. O estado de forma sistemática e repetitiva comete essa omissão e não inclui na lei orçamentária, a previsão da renúncia e a compensação que vai ocorrer para cobrir essa perda de receita”, explica.

O sindicalista acrescentou que o objetivo da carta aberta é pedir aos parlamentares que não votem a lei orçamentária, caso o governo não informe o que está previsto de renúncia fiscal para o ano 2020. “Alguns estados, mesmo que precariamente, tem informado em suas leis orçamentárias, os gastos tributários”, enfatiza Paulo Pedroza.

O documento foi assinado por representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/SE), csp/CONLUTAS, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE), Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe, Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Sergipe (SEEB/SE) e Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Químicos, Petroquímicos, Fertilizantes e Plásticos dos Estados de Alagoas e de Sergipe (SINDIPETRO).

Artigo 14

O deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), disse que já vinha fazendo um alerta durante a votação do REFIS (mecanismo que se destina a regularizar créditos da decorrentes de débitos relativos a tributos e contribuições), do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), encaminhado pelo governo.

O governo não respeita o artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal, não traz os estudos necessários de impacto, nem como de onde vão sair esses recursos de renúncia fiscal. É algo grave e a gente espera que os órgãos de controle fiquem atentos porque já vimos em outros estados, governadores respondendo por improbidade, por encaminharem projetos em confronto com a Lei de Responsabilidade Fiscal”, lamenta.

Confaz

O líder do governo na Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Zezinho Sobral (CIDADANIA), esclareceu que o projeto que chegou, falando sobre renúncia fiscal semana passada, foi discutido no Confaz (Conselho Nacional de Secretários de Fazenda).

“Foi feito um acordo nos estados da Bahia e de Alagoas. Os demais estados entenderam que o processo judicial contra a Petrobras, duraria anos e a solução dessa peleja judicial não obstante você dispensar juros e multas e não o principal, implicaria não só no ressarcimento daquele valor antigo, mas principalmente no entendimento de que o tributo é devido e doravante a Petrobras passaria a recolher. O efeito e a consequência disso, são produtivos ao estado de Sergipe”, acredita.

Zezinho Sobral disse querer entender se o que os sindicatos (a exemplo do Sindifisco) discutem de forma específica é quanto do percentual do auto de infração viria para o fundo de caixa dos auditores.

“Essa é uma questão que interessa ao Sindifisco, mas a gente tem que pensar no interesse maior do estado, que é arrecadar e cobrir os seus compromissos com os servidores e com o fundo de previdência, que tem um déficit”, entende.

 

Da Agência Alese

Fotos: Jadilson Simões

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.