Poder e Cotidiano em Sergipe
Simone Fraga é empossada desembargadora do TJSE 22 de Fevereiro 8H:11
COTIDIANO

Simone Fraga é empossada desembargadora do TJSE

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, no auditório do Palácio da Justiça, a solenidade de posse da juíza Simone Fraga como desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Com a posse, prestigiada por muitas autoridades, membros do sistema de justiça, familiares e amigos, agora o TJSE conta com 15 membros no Colegiado, já que duas novas vagas foram criadas no ano passado.

"Há 23 anos, o Tribunal de Justiça tinha o mesmo número de desembargadores, 13. Então, na nossa gestão foram implementadas duas novas vagas. A posse da desembargadora Simone, escolhida pelo critério de merecimento, trará mais celeridade aos processos em grau de recurso. E isso significa que a população terá respostas mais rápidas às suas demandas ", disse o desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, presidente do TJSE.

A sessão do Tribunal Pleno que escolheu Simone Fraga para o cargo aconteceu no 31 de janeiro. A nova vaga foi aberta após aprovação da lei complementar 388, de 31 de agosto de 2023. A lei criou mais duas vagas para desembargador, passando assim a composição do Pleno do TJSE de 13 para 15 membros. A primeira vaga foi ocupada pelo juiz João Hora, que ascendeu ao cargo pelo critério de antiguidade, sendo empossado em 06/12/23.

Antes da posse, Simone Fraga conversou com a imprensa. "É um dia muito especial na minha vida e também muito significativo para o Tribunal de Justiça de Sergipe, que sempre foi pioneiro na questão da magistratura feminina. A primeira desembargadora que tivemos foi em 1984", comentou Simone Fraga, referindo-se à magistrada aposentada Clara Leite de Resende. Ainda conforme Simone, é um orgulho integrar a magistratura sergipana.

“O Tribunal de Justiça de Sergipe é referência em termos de eficiência e com a criação dessas duas novas vagas, agora sendo preenchida a última, a ideia é continuar sendo o Tribunal célere e eficiente que sempre foi”, acrescentou. Sobre o exercício da magistratura agora no 2º Grau, depois de 30 anos de Tribunal, ela disse que a expectativa é aprender ainda mais. “Não existe uma única forma correta de ver o direito e no colegiado a gente consegue ampliar os conhecimentos debatendo isso com os demais colegas”, enfatizou a nova desembargadora.

Após prestar juramento, Simone Fraga assinou o termo de posse e recebeu o Colar do Mérito Judiciário, honraria concedida a pessoas que prestam relevantes serviços à Justiça. Em seguida, a desembargadora Ana Lúcia Freire dos Anjos saudou a colega e leu mensagens de outras magistradas. “Esse reconhecimento de mulheres que nos inspiram atesta sua escolha”, considerou a desa. Ana Lúcia.

“Essa oportunidade enche meu coração de alegria porque estamos homenageando mais uma magistrada que chega para abrilhantar o nosso Tribunal. Será mais uma mulher a integrar essa casa da justiça. Somos, agora, a casa das cinco mulheres”, apontou a desa. Ana Lúcia. Além dela e da nova desembargadora, também compõem o 2º Grau Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade (Corregedora), Elvira Maria de Almeida Silva e Iolanda Santos Guimarães (diretora da Escola Judicial de Sergipe, a Ejuse).

Uma das autoridades presentes à solenidade de posse foi o vice-governador, Zezinho Sobral. “É importante esse momento porque a Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou a criação de duas novas vagas para o Tribunal de Justiça e a gente sabe que isso vai melhorar a prestação jurisdicional no nosso Estado. Simone Fraga dedicou sua vida à construção do bom direito e tem orgulhado muito o povo sergipano”, salientou Zezinho.

Trajetória

Simone Fraga graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, em 1989. Tem mestrado em Direito do Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Foi aprovada em concurso para magistratura do TJSE e nomeada juíza substituta da Comarca de Porto da Folha em 30 de março de 1994, quando o presidente do TJSE era o desembargador Aloísio de Abreu Lima (gestão 1993-1995), pai do atual presidente, des. Ricardo Múcio.

“Para mim essa coincidência é um presente que Deus me dá. Doutor Aloísio foi uma pessoa muito marcante nas nossas vidas e amado pela minha turma de 1994. E, agora, tenho a dádiva de ser desembargadora pelas mãos de doutor Ricardo Múcio”, disse Simone Fraga à imprensa e também durante o discurso de posse.

Simone Fraga atuou nas Comarcas de Frei Paulo, Riachuelo e, em maio de 2002, foi promovida para a 3ª Vara Cível de Aracaju, onde foi premiada, em algumas oportunidades, pela redução do índice de congestionamento processual. Integrou a Turma Recursal, foi juíza-auxiliar da Presidência, na função de gestora do Departamento de Precatórios, de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2021, e substituiu desembargadores em diversas ocasiões.
Informações adicionais

Fonte: TJSE

Foto: TJSE

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.