Poder e Cotidiano em Sergipe
Setransp reforça em audiência adoção de alternativas sobre uso das catracas duplas 25 de Fevereiro 10H:56
COTIDIANO

Setransp reforça em audiência adoção de alternativas sobre uso das catracas duplas

Na segunda-feira, 24, representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), da Prefeitura de Aracaju e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sinttra) participaram de uma audiência no Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE) para tratar da utilização do novo modelo das catracas duplas no transporte público de Aracaju e Região Metropolitana. A audiência foi conduzida pela Promotora de Justiça da área dos Direitos do Consumidor, Euza Missano.

Além do diálogo constante com os órgãos competentes, o Setransp apresentou na oportunidade alternativas que já foram adotadas com um novo modelo de catraca com espaço interno maior e novas dimensões. Esse modelo está em teste em 15 ônibus conforme orientação da SMTT de Aracaju. A medida busca proporcionar maior flexibilidade no acesso dos usuários à catraca, mantendo a segurança dos passageiros e motoristas com a inibição do crime de pulos de catraca.

O sindicato também se disponibilizou em realizar campanha de conscientização com adesivos internos nos ônibus e treinamento dos motoristas sobre o uso dos assentos da dianteira do veículo, que são exclusivos às pessoas com pouca mobilidade - especialmente, pessoas com obesidade, gestantes e mães com crianças de colo.

Conforme programação a ser determinada pela SMTT após o período de avaliação, as empresas de ônibus irão realizar as adequações nos ônibus que atualmente estão com catraca dupla para o modelo novo, que prevê 10cm a mais no espaço interno e no tamanho da catraca. 

 

Pulos de catraca

 

Pular a catraca é crime e onera principalmente o passageiro pagante do serviço de transporte, influenciando no resultado do cálculo tarifário, já que aqueles que pulam não são contabilizados como passageiros com o giro da catraca. Mas como já frisado pelo Setransp, a maior preocupação é com a segurança das pessoas no ônibus.

A instalação da catraca dupla, determinada pela SMTT em 2023, em linhas de maior ocorrências de pulos de catraca e arrastões (assaltos a passageiros), se deu para atender a situação de insegurança denunciada pelos motoristas e vivenciada também pelos passageiros. Nas linhas onde foram implantadas as catracas altas as ocorrências de pulos e arrastões caíram quase 100%.

O crime de pulo de catraca é descrito no artigo 176 do código penal. É considerado fraude o ato de se utilizar de meio de transporte sem dispor de recursos necessários para efetuar o pagamento. A pena é de detenção, de quinze dias a dois meses, ou multa.

Fonte: Setransp

Foto: Setransp

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.