Poder e Cotidiano em Sergipe
Setransp diz que transporte público pode parar 11 de Agosto 12H:53

Setransp diz que transporte público pode parar

O sistema de transporte de ônibus de Aracaju e região metropolitana estão em risco de paralização diante do caos econômico em que se encontram. A afirmação é do sindicato das empresas de ônibus, o Setransp.

 

Ainda segundo o Setransp, a queda no número de passageiros pagantes em 20,11%, o aumento dos custos com a operação do serviço em 45% e falta de compensação com reajuste tarifário nos últimos dois anos, resultou no desequilíbrio financeiro com desafio diário para a circulação regular do transporte.

 


Entre 2012 e 2017, foram 34,32% de acréscimo no valor do combustível e 44,05% na folha de pagamento dos rodoviários. Apesar disso, o número de linhas de ônibus cresceu no mesmo período 16,505%.

 

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, afirma que é complicado administrar uma boa frota, oferecer transporte de qualidade, quando a receita que é gerada através da passagem de ônibus não cobre os custos do sistema.

 

No ano passado foi enviado o estudo tarifário com à planilha de custos anual à Prefeitura de Aracaju, com a realidade gritante pontuada, mas até o momento não houve pronunciamento com solução.

 

“Reforçamos nossa solicitação e pedimos uma reavaliação dos cálculos tarifários com base na lei estabelecida pela Câmara, que determina como fazer a planilha”, esclareceu Alberto Almeida, observando ainda que o valor da passagem corresponde ao custo do sistema divido pelo número de passageiros que pagam efetivamente a tarifa.

 

O presidente do Setransp alerta que em Aracaju não há subsídio para o transporte público, como em outras capitais do Nordeste, então toda a manutenção de custos é feita através do pagamento da passagem pelos usuários.

 

Em dois anos a gratuidade aumentou em 35,42%. Quando os anos passam sem reajuste, a situação se complica ainda mais. A dívida dentro do sistema fica maior. Afeta a qualidade do serviço e a frota passa a ser velha, desgastada”, adverte o empresário.

 

Setransp

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.