Poder e Cotidiano em Sergipe
Serviços de interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto estão em ritmo satisfatório 22 de Julho 10H:01

Serviços de interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto estão em ritmo satisfatório

A cada dia uma das mais importantes obras de mobilidade urbana da capital toma novos contornos. Tendo investimentos do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), no valor de R$ 40.184.425,70, e executados pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (DER/SE), os serviços de interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto seguem em ritmo satisfatório.

 


Diariamente 85 operários se revezam entre a operação do cravamento de estacas, concretagem dos blocos das fundações, pilares e travessas, serviços de drenagem, serviços de topografia, entre outros, o que confere mais agilidade aos trabalhos do mais novo corredor viário que terá 3,55 Km de extensão, cujo objetivo além de encurtar distâncias entre a Zona Oeste e às Zonas Sul e de expansão da capital, é facilitar o escoamento de veículos, sobretudo em horários de pico.


Evolução
Em visita aos canteiros das obras, o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, conta que a execução tende a evoluir. “Estamos com quatro frentes de trabalho em pontos diferentes. Na primeira delas, localizada no canteiro central, ao lado do viaduto do Detran - ponto inicial da interligação -, já foram cravadas 120, das 150 estacas metálicas, concretados seis dos nove blocos de fundação, oito dos 18 pilares e três das sete travessas, elementos estes que compreendem a nova alça do viaduto”, detalha.

 

 

Ele acrescenta que nas outras três frentes, o ritmo de atividades também é célere. “Nas proximidades dos condomínios residenciais em frente à antiga linha férrea estamos executando serviços de drenagem e rebaixamento do lençol freático. Um pouco adiante, às margens do Rio Poxim, estacas para as fundações das duas pontes já estão sendo cravadas, e, precisamente ao lado da ponte que separa os conjuntos Orlando Dantas e Marivan, técnicos realizam serviços de sondagem, onde futuramente a outra ponte que faz parte do projeto de interligação será construída, porém, mais larga do que a já existente”, explica.

 


Valmor Barbosa, diz ainda que nas próximas semanas as obras ganharão mais fôlego. “Tivemos alguns empecilhos por conta da quantidade de chuvas ocorridas além do esperado, mas demos celeridade em outros serviços, como os berços de vigas, remanejamento da rede de gás e da adutora, bem como executamos a demolição de algumas residências que foram desapropriadas. Após a conclusão da concretagem dos blocos de pilares, o ritmo das obras terá celeridade e serão abertas novas frentes de trabalho, e, com a diminuição das chuvas, novos serviços de terraplenagem serão iniciados, assegurando mais agilidade nos trabalhos posteriores e a certeza de que o cronograma previsto será mantido”, enfatiza.

 

 

Por: Alex Santiago/Seinfra
Fotos: Jorge Reis

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.