Poder e Cotidiano em Sergipe
Serviço de Assistência Psicológica Remota atendeu a 1,3 mil pessoas em dois meses 18 de Junho 10H:48
COTIDIANO | Por Max Augusto

Serviço de Assistência Psicológica Remota atendeu a 1,3 mil pessoas em dois meses

CAMPANHA DE INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO SOBRE A COVID-19

Desde o dia 6 de abril que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta o Serviço de Apoio Psicológico Remoto à população ou profissional de saúde, em razão da pandemia da covid-19. O objetivo é atuar como uma voz acalentadora devido aos fatores estressores associados à pandemia, como ansiedade, medo, preocupação intensa com a saúde e de familiares que podem ter sido expostos ao coronavírus, além de mudanças no padrão do sono e alimentação, aumento do uso de álcool, tabaco e outras drogas.

Até o dia 12 de junho, foram 1.297 atendimentos, sendo que, desses, 73,7% são pessoas do sexo feminino; 345 pessoas com idades entre 31 e 40 anos; 353 pessoas acima de 50 anos; e os bairros e localidades com mais registros de ligações são o Santa Maria (94), Zona de Expansão (75), Farolândia (65), São Conrado (64), Luzia (51), Coroa do Meio (34) e Bugio (29). Entre os principais motivos relatados para as ligações, destacam-se: ansiedade (14), medo (10), sono irregular (7,7), e informações sobre a covid-19 (4,6).

O atendimento de segunda a sexta funciona através do 0800 729 3534, e aos sábados pelo 3304 3599, sempre das 8h às 20h. Ao ligar, o cidadão tem sua chamada repassada para um dos 20 psicólogos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (Reap), dentre profissionais da SMS e residentes da UFS.

O Serviço de Apoio Psicológico Remoto é mais uma de tantas ações emergenciais implementadas pela Prefeitura de Aracaju no enfrentamento ao novo coronavírus. A gestão municipal tem atuado em distintas frentes, de forma planejada, para cuidar da população e controlar a curva de contágio do vírus.

"A Secretaria Municipal de Saúde, visando ampliar os canais de apoio psicológico e escuta qualificada, propôs a criação do serviço de apoio psicológico remoto para atendimento à população em geral, bem como trabalhadores dos serviços de saúde. O serviço de atendimento psicológico é um suporte disponibilizado a fim de contemplar e gerar canais de cuidado em saúde", explica a coordenadora do Serviço de Apoio Psicológico Remoto, Chenya Coutinho.

Papel importante
A psicologia, no entendimento de Chenya Coutinho, tem um papel importante no trabalho de educação em saúde mental, garantindo primeiros cuidados para a população que, devido à pandemia, passa por diversas situações geradoras de estresse. "Para prevenção e, ainda, para ações psicoeducativas relacionadas às mudanças comportamentais e às questões relacionais e comunitárias, especialmente na Atenção Básica do SUS. Há um importante papel da psicologia no acolhimento ao contexto geral de ansiedade e preocupação da população, ressaltando a importância das fontes oficiais e especializadas", diz.

Conforme a coordenadora, fatores que desestabilizam o ser humano se relacionam a situações que evidenciam a falta de controle nos acontecimentos. "A ausência do toque, a falta da proximidade dos corpos trazem uma sensação de isolamento, de falta de suporte; são situações que afetam as pessoas emocionalmente e podem alterar sua saúde mental, assim o serviço de apoio psicólogico remoto visa garantir esse primeiro cuidado, com orientações e escuta ativa dos sujeitos", detalha.

Estratégico
Chenya Coutinho conta que estudos com base na experiência de outros países também afetados pela covid-19 mostram a relevância da implantação de serviços estratégicos de atenção psicossocial, baseados em evidências, como forma de redução do estresse e sofrimento intenso com o objetivo de prevenir agravos mentais futuros.

"Desta forma, a implantação deste serviço tem fundamental importância para o atendimento integral da população no enfrentamento à pandemia e no pós pandemia. O serviço garante a confidencialidade das ligações e um atendimento acessível. A ligação é gratuita e aberta a toda população aracajuana. Qualquer pessoa pode ligar. Caso seja um caso que demande atendimento de urgência ou presencial, a pessoa é encaminhada ao Centro de Atenção Psicossocial de referência ou a urgência mental do hospital São José", conclui. 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.