Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe terá safra recorde de milho em 2023 8 de Dezembro 13H:24
COTIDIANO

Sergipe terá safra recorde de milho em 2023

Colheita do milho será a maior da série histórica, segundo dados do IBGE; estudo também coloca Sergipe como o 1º em rendimento médio na região Nordeste, com produtividade de 5.483 kg de milho por hectare. O cereal ainda é responsável por puxar o crescimento da safra de grãos 2023 em Sergipe

 

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último dia 7 de dezembro, estima aumento na safra de grãos em Sergipe neste ano, com o total de 1.028.554 toneladas, 10,4% maior que o ano anterior. O resultado também coloca o milho sergipano, pelo segundo ano consecutivo, com safra recorde de 986.951 toneladas, representando um aumento de 11,2% na produção em relação ao ano passado e a maior colheita da série histórica divulgada pelo instituto desde 2009.

A previsão de área colhida de milho em 2023 é de 180.002 hectares, resultado 3,7% maior que o ano passado e o melhor desempenho desde 2010. “A média da área plantada tem se mantido estável e a produção e produtividade crescendo. Isso demonstra investimento por parte dos produtores em tecnologia, assistência técnica e tratos culturais", diz o secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva.

Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, os dados de 2023 só não foram ainda maiores devido às chuvas irregulares. “Na região de Carira, por exemplo, as chuvas atrasaram o plantio. Mas, no geral, o resultado foi muito bom e isso só engrandece a agropecuária sergipana, colocando o estado como o 4º maior em produção de milho (depois de Bahia, Piauí e Maranhão) e o 1º em rendimento médio (produtividade de 5.483 kg/ha) na região Nordeste”, pontuou Zeca da Silva

O secretário da Agricultura explica ainda que, a liderança da cultura do milho decorre de vários fatores. “Podemos afirmar que o aumento na produção e produtividade do milho tem vários fatores, entre eles, a introdução das boas práticas cultivares, mecanização de alta tecnologia e insumos adequados, acesso ao crédito por bancos públicos – entre eles o Banese que vem ampliando a oferta de crédito agrícola e abrindo agências especializadas e mais próximas do produtor. Além disso, os preços atrativos no mercado nacional e internacional e os incentivos fiscais do Governo de Sergipe, que desde 2019 reduziu a alíquota do ICMS de 12% para 2%, são também fatores significativos para a confirmação do milho como produto do agronegócio”, avalia.

Sobre o mercado internacional em 2023, o secretário destacou que Sergipe iniciou a exportação de milho produzido no estado por meio do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB). “Cerca de 50% das 60 toneladas exportadas são originárias aqui mesmo do nosso estado”.

Municípios produtores de milho

De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), os municípios maiores produtores são Simão Dias, Carira, Frei Paulo, Nossa Senhora da Glória, Gararu e Feira Nova. Com destaque para Simão Dias que apresenta maior produção e maior produtividade.

Conforme informações da equipe técnica da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o processo de expansão da cultura do milho se estende principalmente pelos territórios agrestino e sertanejo. O grão já está presente em dezesseis municípios e ocupa mais de 90% das áreas de lavoura em todos eles, sendo Simão Dias e Carira os que apresentam maior produção e produtividade. O chefe do escritório da Emdagro em Simão Dias, Cesar Valadares, destaca que a produção local foi dentro do esperado. “Nosso resultado final será de 28 mil hectares colhidos em 2023, com colheita total estimada em 194 mil toneladas no município”. Ele também destaca a alta na produtividade com rendimento médio dos últimos anos entre 6.930 mil quilos por hectare.

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado de Sergipe

Foto: Vieira Neto

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.