Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe terá 244 seções com impressão de voto 15 de Maio 8H:33
PODER

Sergipe terá 244 seções com impressão de voto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a Resolução 23.564/18 visando estabelecer os critérios de distribuição dos conjuntos de impressão de votos que serão utilizados nas seções eleitorais em 2018.

Para Sergipe, foram destinados 244 conjuntos, que serão instalados em seções a serem definidas, levando-se em consideração a infraestrutura do local de votação e as questões referentes a suporte técnico.

De acordo com o Secretário de Tecnologia da Informação, José Carvalho Peixoto, "esses critérios são importantes porque um local com infraestrutura adequada diminui a possibilidade de haver problemas e facilita o suporte técnico: isso torna mais rápidas as respostas às diligências".

O líder do Programa Eleições, Marcelo Gerard, esclarece que "o voto impresso é depositado de forma automática em urna lacrada e o eleitor não tem contato manual com esse voto em papel. Entretanto o eleitor deve conferir se o registro impresso corresponde ao teor de seu voto, pois o processo de votação só poderá ser encerrado após essa conferência".

Sobre a dúvida relativa à comprovação do voto, Marcelo Gerard esclarece que "o eleitor não sairá da cabine de votação com nenhum recibo, evitando assim que o sigilo da escolha do cidadão seja violado. Se votou, receberá do mesário o comprovante e votação".

O TSE definiu a quantidade de conjuntos de impressão de votos levando-se em conta o eleitorado de cada Estado.

O Estado que terá a menor quantidade é Roraima, com 52 conjuntos de impressão. São Paulo terá a maior quantidade, com 5.208 conjuntos. No total, 23 mil conjuntos de impressão serão utilizados em todo o país.

*Com informações do TRE/SE

Foto: Divulgação/TRE/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.