Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe tem alerta para estiagem e pode atingir até 40 graus 20 de Novembro 12H:42

Sergipe tem alerta para estiagem e pode atingir até 40 graus

Às vésperas do verão, estação mais quente e seca do ano, a previsão para o estado é de agravamento da estiagem, sobretudo no sertão.


De acordo com a sala de situação e monitoramento meteorológico e climático de Sergipe as temperaturas podem atingir 40 graus durante o período.


O sistema de monitoramento aponta maior gravidade nas regiões semiáridas, indicando estágios de seca fraca, moderada e grave. No litoral a umidade ameniza os efeitos, mas não impede o aumento da temperatura.


A previsão é que essa situação permaneça até o mês de abril, influenciando no atraso da estação chuvosa.
 


Segundo explica Overland Amaral, coordenador da sala de situação, o aumento da temperatura está relacionado ao El Niño, um fenômeno climático que influencia no aumento das temperaturas das águas superficiais do Oceano Pacífico, modificando a circulação geral da atmosfera no Brasil. 


“Enquanto nas regiões Sul e Sudeste o fenômeno se apresenta sob chuvas intensas, no Norte e Nordeste se caracteriza pelo tempo seco e quente”.
 


Diante do aumento da temperatura, a sala de situação informa que está havendo diminuição da umidade relativa do ar, que tem estado em torno de 30% nos semiárido. O percentual habitual é de 70%.


“Essa baixa é comum nos períodos quentes e secos, mas pode acarretar riscos leves à saúde humana e animal. Por isso é fundamental que os produtores rurais busquem uma alternativa para minimizar os efeitos na produção”, alerta Overland.
 


A sala de situação e monitoramento meteorológico e climático de Sergipe está localizada na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).


A coordenação é responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas e climáticas com o intuito de detectar possibilidades de eventos extremos, tanto de seca quanto chuvosos. Quando as possibilidades são detectadas, um boletim é emitido para a Defesa Civil.


Fonte: ASN
Foto1: André Moreira/Equipe JC
Foto2: Paulo Tim Tim

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.