Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe supera expectativas e cria mais de 13 mil novos empregos 1 de Fevereiro 7H:57
COTIDIANO

Sergipe supera expectativas e cria mais de 13 mil novos empregos

Comércio e serviços são os principais geradores de vagas

O mercado de trabalho sergipano fechou o ano de 2023 com saldo positivo de 13.380 empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado foi superior às expectativas do mercado, que estimava um saldo de 13 mil empregos.

O comércio e os serviços foram os principais geradores de vagas no ano, com saldos positivos de 3.016 e 6.521 empregos, respectivamente. A indústria também registrou saldo positivo, com 2.260 empregos criados. A agropecuária, por sua vez, registrou saldo negativo de 335 empregos.


O presidente do Sistema Fecomércio-CNC-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade, ressaltou o trabalho que tem sido desenvolvido pelos agentes produtivos, com elevação na criação de empresas, apoio do governo do estado para estimular a cadeia produtiva e capacitação profissional, que deram o resultado positivo no ano.


Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio-CNC-Sesc-Senac, comenta resultado de emprego na reunião de diretoria da Fecomércio. Imagem: Marcio Rocha

“O saldo positivo de empregos em Sergipe em 2023 é um resultado importante, pois representa o melhor desempenho da série histórica, descartando 2021, que foi um ano de recuperação dos empregos perdidos na pandemia. Esse resultado é fruto de uma série de fatores, como o crescimento econômico do estado, a expansão do setor de serviços, a retomada do turismo e as políticas públicas de incentivo ao emprego e qualificação profissional, inclusive com nossa participação através do Senac. A expansão do setor de serviços, e principalmente o direcionamento para o fortalecimento do turismo também foram fortes indutores do emprego”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio-CNC-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade.

A explicação do presidente sobre 2021 é importante para entender o contexto econômico do período, já que 2020 foi um ano de grande perda de empregos por conta do fechamento das atividades comerciais, devido à pandemia, que provocou o maior tombo da história da evolução do emprego em Sergipe. Sendo assim, 2021 foi um ano de recuperação dos empregos perdidos no período. Já 2022 e 2023 foram anos de crescimento real.

O economista Marcio Rocha, coordenador de inteligência de mercado do Sistema Fecomércio-CNC-Sesc-Senac de Sergipe, explica que o saldo positivo de 13.380 empregos em 2023 representa o maior estoque de trabalhadores CLT da história de Sergipe, com mais de 310 mil pessoas com carteira assinada.

“Este resultado é fruto de um cenário econômico favorável, com crescimento do PIB, aumento da renda e retomada da confiança do consumidor. Além disso, o estado vem investindo em políticas públicas de incentivo ao emprego, como o programa do primeiro emprego, que tem qualificado pessoas e as inserindo no mercado. Isso aliado aos investimentos realizados em infraestrutura, tecnologia, criação de novos negócios, além de outros fatores, fortalecem a cadeia produtiva e elevam a geração de emprego e nos colocam no maior nível de emprego celetista da história”, disse Rocha.

Fonte: Fecomércio/SE

Foto: Fecomércio/SE

 
 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.