Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe renegocia dívida com a União e o BNDES 10 de Dezembro 10H:29
PODER | Por Max Augusto

Sergipe renegocia dívida com a União e o BNDES

Senado aprovou aumento do teto de gastos de Estados que renegociarem dívidas. Ao todo, são 18 Estados. Valor total da renegociação chega a R$ 458,9 bilhões

Projeto da Câmara dos Deputados aprovado pelo Senado na última terça-feira, 7, tem como objetivo excluir novas despesas do teto definido na renegociação das dívidas dos Estados com a União, em que gastos pagos com transferências federais direcionadas a determinados setores não serão levados em conta.

Com a articulação, os Estados que renegociaram suas dívidas com a União, poderão excluir do teto os gastos feitos com financiamento do governo federal para educação e saúde, para pagar salário da área da educação, Pronatec e recursos gastos com a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). De acordo com o texto, os desdobramentos são válidos apenas para renegociação de dívidas feitas baseadas nas leis complementares 156, de 2016, e 159, de 2017.

“Não se pode desconhecer as dificuldades acumuladas pelos entes federados ao cabo de uma década inteira de baixo crescimento econômico, tão pouco devemos esquecer os terríveis impactos que a pandemia de covid-19 impingiu à gestão pública e que foram notados em todos os cantos do nosso país. A soma desses fatores faz com que estejamos falando de um momento especialmente tormentoso para todos os governos dos mais diversos matizes ideológicos ou posições políticas”, declarou o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), relator do projeto.

No total, 18 Estados renegociaram R$ 458,9 bilhões com a União e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Foram eles: Acre, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.