Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe registra crescimento de 1.694 novos empregos em agosto 29 de Setembro 17H:56
PODER | Por Max Augusto

Sergipe registra crescimento de 1.694 novos empregos em agosto

"Economia está num processo de franca recuperação, depois dos problemas que a pandemia da COVID-19 provocou", falou Laério Oliveira.

O ritmo de crescimento no mercado de trabalho de Sergipe segue em positividade, com o registro de 1.694 novos empregos gerados no mês de agosto, de acordo com dados do Ministério da Economia, analisados pela assessoria executiva do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. A divulgação dos dados foi feita ontem pelo CAGED.

Todas as atividades econômicas apresentaram crescimento em agosto, sendo o setor da construção civil o líder do mês, com 596 novas contratações, seguido de perto pelo comércio, com 572 empregos gerados, serviços com 292, agronegócio com 120, e a indústria com 114 novos postos de trabalho com carteira assinada. Agosto é o quinto mês seguido com saldo positivo de emprego no ano de 2021. O exercício deste ano, entre janeiro e agosto aponta o crescimento de 3.934 novos empregos.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, deputado federal Laércio Oliveira, comentou o resultado do CAGED, comemorando o saldo anual entre agosto de 2020 e 2021, destacando a grande recuperação de empregos diante do cenário da pandemia. Ele lembrou que são mais de 15 mil empregos recuperados no total do período, desde o auge da pandemia do coronavírus em Sergipe.

“O ano de 2021 tem sido realmente muito bom para a recuperação de postos de trabalho em Sergipe. São quase 1.700 novos empregos gerados em agosto, o que é um saldo muito importante para nossa economia, que está num processo de franca recuperação depois dos problemas que a pandemia da COVID-19 provocou. No ano já são quase 4 mil novos empregos gerados e isso anima as empresas, anima o mercado, porque os novos empregos são novos consumidores no mercado, que retroalimentam a economia do comércio e serviços, fortalecendo todo o ciclo econômico. É um dado importante e que todos devemos comemorar, na esperança que continuamos seguindo nesse ritmo de crescimento. Depois da volta do funcionamento das atividades econômicas, são mais de 15 mil empregos gerados, o que mostra a força econômica do estado, dando fôlego para as empresas do comércio e para as famílias sergipanas”, disse Laércio Oliveira.

A maior parte das contratações aconteceu entre pessoas jovens, na faixa etária dos 18 aos 24 anos. O que leva ao entendimento de que muitos desses estão conquistando seu primeiro emprego diante do cenário econômico pós-pandemia, condizendo com o nível educacional dos trabalhadores contratados, majoritariamente pessoas com ensino médio completo.

No ano de 2021, o setor terciário está liderando as novas contratações de trabalhadores, sendo o comércio o líder, com 2.587 empregos gerados no ano, seguido pelo setor de serviços, responsável por 1.765 novos trabalhadores nas empresas.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.