Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe possui mesmo número de aposentados e servidores na ativa 6 de Fevereiro 4H:37
COTIDIANO | Por Max Augusto

Sergipe possui mesmo número de aposentados e servidores na ativa

O estado de Sergipe possui hoje 35 mil servidores na ativa e 34 mil aposentados (28 mil aposentados e 6 mil pensionistas). Ou seja, há hoje uma relação próxima de um aposentado para cada servidor na ativa – um sintoma de deterioração nas contas previdenciárias.

O número total de servidores trabalhando chega a 39 mil, se somados comissionados e temporários (celetistas e estatutários).

Reportagem publicada pelo jornal O Globo na última segunda-feira aponta que entre 2017 e 2019, dobrou o número de estados com mais aposentados que servidores na ativa em seus regimes próprios de Previdência.

Pelo menos dez chegaram ao fim do ano passado nessa situação. Em 2017, eram apenas cinco, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia.

O Rio Grande do Sul é o caso mais extremo: há 2,9 aposentados e pensionistas para cada servidor da ativa. Há dois anos, Rio, Minas Gerais, Santa Catarina e Espírito Santo também já tinham mais inativos que servidores trabalhando, segundo o Ibre.

De 2018 para cá, ingressaram no grupo Goiás, Ceará, São Paulo, Pernambuco e Sergipe, de acordo com dados obtidos pelo GLOBO junto a governos estaduais.

O jornal incluiu Sergipe na lista, mas os dados repassados ao BLOG DO MAX pelo governo mostram que a relação é de 1 para 1.

 

Confira aqui a matéria completa do jornal O GLOBO

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.