Com a não apreciação da reforma da previdência por parte da Câmara Federal, Estados ainda padecem com a situação da previdência e não conseguem honrar com os compromissos referentes a salários de servidores e pagamento de fornecedores, dentre outros.
Em 2017, o rombo do Instituto Nacional de Seguridade Social ultrapassou o montante de R$ 182 bilhões, crescendo de 2,4% do PIB em 2016, para 2,8%.
Em Sergipe não é diferente. Em um levantamento realizado pelo Jornal O Globo, o Estado aparece na 5ª colocação com o custo com a previdência em relação à receita corrente líquida, com 27,4% de comprometimento.
Numa evolução dos últimos três anos, a média de gastos com a previdência em Sergipe foi de 23,2% da receita corrente líquida, sendo que em 2015, o percentual de comprometimento das receitas foi de 21,6%.
Ao tomar conhecimento do levantamento do Jornal O Globo, o senador Valadares utilizou o twitter para criticar a atual gestão e atribuir a culpa à extinção do Fundo de Previdência. "Um descalabro gerado pela destruição do Fundo de previdência", pontuou Valadares.
Por último, a matéria do Globo afirma que não há limites para este indicador na Lei de Responsabilidade Fiscal e que estes precisam ser contidos. Confira o levantamento completo!
*Com informações do Jornal O Globo
Foto: Agência Brasil
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!