A 31ª edição do ‘Sergipe é aqui’ chegou na quinta-feira, 25, à região do Vale do Continguiba, para disponibilizar à população de Japaratuba e povoados vizinhos mais de 170 tipos de serviços, em diversas áreas, ofertados pela administração estadual e órgãos parceiros.
Os postos de atendimento ficaram concentrados ao longo do dia em uma grande estrutura montada no entorno da Escola Municipal Emiliano Nunes de Moura e na sede da prefeitura, no centro da cidade.
Reconhecida pela riqueza das manifestações culturais, como o folclore e o artesanato, a cidade de Japaratuba virou, por um dia, a capital de Sergipe. Desde as primeiras horas da manhã, a procura por atendimentos como a emissão de documentos, cadastro em benefícios sociais, consultas e exames médicos, foi intensa.
A dona de casa Fabiana da Graça, 32 anos, aproveitou bem a presença do programa no município para usufruir o máximo de benefícios possível. “Vim ao dentista para fazer uma avaliação dos dentes, ver se precisa fazer algum procedimento, e também aproveitei para me consultar com o clínico geral. Fiz exame de ultrassom e foi tudo bem rapidinho. O programa está de parabéns. Espero que continue assim e que volte mais vezes”, disse.
Raul Lucas Santiago Rocha, 31, morador do povoado de São José, foi contemplado no Programa Cartão Mais Inclusão, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). Desempregado e trabalhando de forma autônoma no campo, Raul recebeu durante a edição do ‘Sergipe é aqui’ o cartão que dá direito a um benefício mensal de R$ 130, destinado exclusivamente à aquisição de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza.
“Atualmente, estou desempregado, trabalhando apenas no campo. Aproveitei a chegada do programa aqui em Japaratuba para tirar todas as dúvidas e acessar o benefício. Foi super tranquilo, o atendimento foi rápido e o pessoal muito atencioso, eles explicam direitinho como funciona e como pode ser usado o cartão”, disse Raul Lucas.
Já a estudante Camila Andriely dos Santos, 18, recebeu durante a passagem do governo itinerante por Japaratuba o certificado do curso de auxiliar de eletricista, realizado nos últimos dois meses, através do Programa Qualifica Sergipe, da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). A iniciativa visa estimular a participação da juventude em cursos profissionalizantes, com o objetivo de qualificar a mão de obra local.
“Foi super maravilhoso, gostaria de agradecer ao Governo do Estado, ao Senai e à prefeitura pela oportunidade. O curso foi excelente e, com certeza, uma grande oportunidade para mim, pois vai me ajudar a entrar no mercado de trabalho”, disse Camila.
Além dos serviços ofertados nas áreas de saúde, bem-estar e promoção da cidadania, o Sergipe é aqui tem se consolidado também como uma importante vitrine para economia solidária nas cidades onde tem visitado. A artesã Valdeci Natividade Télis, 58, produz bonecos e peças de decoração com bucha vegetal e cabaças. Ela levou os produtos para expor nos estandes e ficou feliz com a visibilidade proporcionada pelo programa.
“Geralmente, levo meus produtos para expor em feiras por Sergipe, principalmente em Aracaju. Essa oportunidade de divulgar o meu trabalho aqui está sendo maravilhosa, não apenas para os moradores daqui de Japaratuba, mas também para quem está vindo de outras cidades”, destacou.
Sergipe é aqui
Lançado em fevereiro de 2023, o Sergipe é aqui já visitou 31 cidades e alcançou mais de 140 mil cidadãos. A próxima edição do programa está prevista para o dia 9 de agosto, na cidade de Canindé de São Francisco, no alto sertão sergipano.
Fonte: Secom Governo de Sergipe
Foto: Secom Governo de Sergipe
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!