Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe dá a grande virada na economia e gera 7.650 empregos em três meses 20 de Dezembro 10H:00
COTIDIANO

Sergipe dá a grande virada na economia e gera 7.650 empregos em três meses

O mercado de trabalho sergipano mantém a trajetória de crescimento. Pelo terceiro mês seguido, o volume de trabalhadores com carteira assinada apresentou elevação, de acordo com dados do CAGED, divulgados pelo Ministério da Economia, na tarde de ontem (19), o número de empregos no estado cresceu em 1.489 postos de trabalho, no mês de novembro. É o terceiro mês seguido de crescimento no estoque de trabalhadores do estado.

Com os números de novembro, somados a setembro e outubro, são 7.650 novos empregos criados em Sergipe, segundo análise do departamento de economia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. De acordo com o presidente do sistema, Laércio Oliveira, o número é algo que se deve comemorar, pois é mais uma evidência indicativa que a economia está retomando seu crescimento e as empresas estão confiando mais no quadro econômico do estado.

“São 7.650 novos empregos em Sergipe em três meses. Esse é um dado que devemos comemorar muito, pois é a volta das contratações por parte das empresas e isso influi muito positivamente na economia como um todo. O contexto econômico do estado está mais fortalecido e a crise está ficando cada vez mais distante. Com as novas contratações, teremos mais receita circulando nas lojas do comércio e isso me anima ainda mais para que consigamos fechar o ano com um crescimento considerável no mercado de trabalho. Sergipe está respirando novos e animadores ares de uma economia mais estabilizada e em processo de recuperação”, comemorou Laércio Oliveira.

O setor que apresentou maior crescimento no número de empregos foi o comércio, com 995 novos trabalhadores contratados. O dado é natural para o mês, em virtude de contratações temporárias que as lojas do comércio varejista fazem no período.

Na curva de crescimento, o setor de serviços ocupou a segunda posição, com 507 novos postos de trabalho gerados. O setor de construção civil cresceu com 68 novas contratações. A administração pública criou 59 novos postos de trabalho e os serviços de utilidade pública geraram 12 novos empregos. Três atividades econômicas apresentaram retração. A indústria, com -132 postos de trabalho, a indústria extrativa mineral, com -13 vagas e a agricultura, que apresentou -7 baixas.

Dados anuais

Entre os meses de janeiro a novembro deste ano, o mercado de trabalho sergipano aponta um crescimento de 3.210 novos empregos, saldo entre as contratações e demissões totais do período. Segundo os dados, o setor de serviços apresenta um crescimento de 3.352 novos trabalhadores em atividade. O comércio, que passou um período de baixas sucessivas, ocupa a segunda colocação com 635 novos empregos criados.

A administração pública está com 118 novos trabalhadores, os serviços de utilidade pública geraram 105 empregos no período e a indústria extrativa mineral criou sete empregos. Já os setores que apresentam queda no quadro de trabalhadores são a indústria, com -674 empregos, a construção civil, que está com -193 trabalhadores e as atividades agropecuárias, que somam -140 postos de trabalho.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, o estado enfrentou oito meses sucessivos de aumento no desemprego e nos últimos três meses deu uma guinada para a curva de crescimento no mercado.

“O ano estava muito ruim para a economia. Até agosto, Sergipe sofria com um número preocupante negativo, com -4.440 pessoas desempregadas, até que deu uma grande virada, formando esse saldo atual de 3.210 empregos, o que resulta nos 7.650 empregos gerados nos últimos três meses. Esse é o resultado da confiança das empresas na economia, o que resulta na criação de novas oportunidades de trabalho. Temos 7.650 motivos para comemorar”, disse Laércio.

 

Da Agência Comércio 

Foto: Fábio São José

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.