Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe avança no Vai Turismo, diz Alexandre Sampaio 24 de Novembro 15H:12
COTIDIANO

Sergipe avança no Vai Turismo, diz Alexandre Sampaio

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Sampaio, palestrou na manhã desta quarta-feira (23), para empresários do segmento do turismo, em um café da manhã com a participação de diversos personagens do Trade Turístico sergipano, no Hotel Sesc Atalaia. Sampaio destacou em sua apresentação, o desenvolvimento do projeto Vai Turismo, desenvolvido pela CNC, CETUR e Fecomércio Sergipe, como um propulsor para a cadeia produtiva do turismo no estado.

Segundo Sampaio, Sergipe é um dos estados que possuem maior avanço no desenvolvimento do Vai Turismo, em um processo de ineditismo pela coesão dos agentes participativos do setor, aproximando as cidades envolvidas na fase inicial, com o foco no fortalecimento das potencialidades individuais de cada município, fomentando o que há de melhor em cada região participante. Alexandre Sampaio valorizou a inciativa do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, em dar início ao projeto assim que a Fecomércio recebeu sua análise conjuntural do turismo no estado.

“Sergipe já está em processo avançado neste projeto de desenvolvimento do turismo. O presidente Marcos Andrade captou a ideia e, convidando as cidades participantes dessa fase inicial, avançou nesse passo do Vai turismo. O turismo é um indutor de crescimento, gerador de emprego e renda desde as menores bases regionais, com projeção para grande proporção no estado. A ação desenvolvimentista do turismo é importante, pois é um setor que promove alto retorno para a economia. Nós mapeamos a potencialização do turismo em Sergipe e elaboramos um documento para apresentar as propostas de ações políticas para a atividade, com vistas em seu crescimento”, comentou Alexandre Sampaio.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, apresentou os pontos identificados como principais fraquezas do turismo no estado, elencando governança, tecnologia e inovação, acesso e acessibilidade, como principais gargalos do turismo sergipano. Andrade explicou o andamento do Vai Turismo em Sergipe, com as ações já pontuadas e pactuadas com as cidades de São Cristóvão e Laranjeiras, focando no turismo histórico e religioso, assim como nas cidades de Itabaianinha e Tobias Barreto, como locais para turismo de compras e experiência. Andrade mostrou os principais potenciais turísticos de cada cidade e como devem ser explorados de modo que os municípios se projetem no processo de crescimento do turismo.


“Nós estamos desenvolvendo o projeto com proatividade, por meio das equipes técnicas da Fecomércio, Sesc e Senac, aliando com as prefeituras municipais das cidades em que estamos trabalhando o Vai Turismo, de modo que trabalhemos o foco no desenvolvimento das políticas públicas para a melhoria da cadeia produtiva do turismo. Nós estamos desenvolvendo com o Vai Turismo, liderados pela CNC, uma política de Estado, não de governo, pois as administrações públicas passam e a atividade do turismo permanece. E esta deve se manter em crescimento constante para que as cidades tenham maior capacidade de geração de recursos com as atividades turísticas, o que promove a consequente elevação no emprego e renda para as pessoas”, afirmou Marcos Andrade.

O evento, que teve a participação de 180 pessoas, entre empresários, guias de turismo, agentes públicos, desenvolvedores de tecnologia, representantes de sindicatos empresariais, Governo do Estado e secretários municipais, tem o objetivo de consolidar Sergipe como destino de turismo no cenário nacional e internacional, aprimorando as qualidades do estado, promovendo qualificação profissional para os trabalhadores do segmento, para que ao longo de todo o ano haja crescimento na visitação de turistas no estado.

O projeto Vai Turismo foi desenvolvido em 2021, ainda na recessão da pandemia, para estimular a projeção do turismo como atividade econômica. Seu processo imagético foi promovido por 29 entidades nacionais, 27 federações do comércio, sob a batuta da CNC, que concluiu no diagnóstico preciso das necessidades e potenciais de todos os estados brasileiros, correlacionando as características individuais de cada estado com o processo de elevação do turismo nacional.

Participaram do evento, o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, o vice-governador eleito, Zezinho Sobral, o deputado federal eleito, Thiago de Joaldo, o presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco, além de secretários municipais de turismo das cidades de Laranjeiras, São Cristóvão, Tobias Barreto, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaianinha, e representantes do turismo de diversas cidades sergipanas.

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.