Poder e Cotidiano em Sergipe
Senadores anunciam manifesto contra PEC da demarcação de terras indígenas 26 de Maio 18H:31

Senadores anunciam manifesto contra PEC da demarcação de terras indígenas

Os senadores João Capiberibe (PSB-AP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), apresentaram nesta terça-feira (26), um manifesto pela rejeição da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 215/2000, que transfere para o Congresso a competência de demarcar, classificar e homologar terras indígenas, unidades de conservação e territórios quilombolas. O manifesto foi proposto por entidades de defesa dos direitos indígenas e quilombolas e já conta com a assinatura de 42 senadores.

Capiberibe explicou que a PEC ameaça todas as garantias constitucionais dos povos indígenas e quilombolas, por isso não pode vingar no Senado. Se a proposta for aprovada, o processo de demarcação das terras, que hoje está a cargo do Executivo, seria ainda mais demorado.

- As assinaturas deste manifesto são conscientes quanto à importância dessa demanda, eu conversei com a maioria dos senadores e expliquei-lhes a importância do nosso apoio para os índios. Acredito que nenhum senador irá retirar seu nome – disse.

Para Sônia Guajajara, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, o apoio do Senado Federal é de suma importância. Ela acrescentou que a PEC é inconstitucional, pois a Constituição de 1988 reconheceu o direito dos índios à terra.

- Acreditamos que, se aprovada na Câmara, quando a PEC chegar ao Senado vai estar mais enfraquecida, graças a sensibilização dos senadores em torno da nossa causa - argumentou.

Entre as assinaturas do manifesto estão a do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e dos lideres do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB), do PMDB, Eunício Oliveira (CE), e do governo, Delcídio do Amaral (PT-MS).

Fonte: Agencia Senado

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.