Poder e Cotidiano em Sergipe
Senadora Maria diz que reforma tributária será prioridade 21 de Janeiro 18H:08
PODER | Por Max Augusto

Senadora Maria diz que reforma tributária será prioridade

O projeto que trata da reforma tributária deve chegar ao Senado, ainda, este semestre.

A matéria, que foi aprovada em comissão especial, em dezembro passado, antes de ser analisada pelos senadores, será apreciada pelo plenário da Câmara Federal.

“É um assunto extremamente relevante e complexo sobre o qual pretendo me debruçar, junto com a minha equipe técnica, de modo a poder contribuir com o debate”, afirmou a senadora Maria do Carmo Alves (DEM), ressaltando que o principal ponto da proposta é a unificação de 9 impostos e tributos no Imposto Sobre Operações de Bens e Serviços (IBS).

A senadora ressaltou que o projeto unifica o ICMS, ISS, IPI, PIS, Cofins, Pasep, Cide, IOF e Salário-educação.

“Esse formato tem como modelo o imposto sobre valor agregado e já é adotado na Europa e no Canadá, por exemplo”, disse Maria do Carmo, observando que a taxação é recolhida no ato do pagamento, em conta vinculada da empresa junto à Receita Federal.

Porém, observou a parlamentar, em seu bojo, a proposta não altera a atual carga tributária, “que é altíssima”.

Para Maria, deve-se discutir amplamente medidas que penalizem menos Estados e Municípios e, consequentemente, os brasileiros que trabalham cerca de cinco meses somente para pagar impostos e não têm o retorno desses recursos revertidos em serviços.

“Os especialistas mostram que, de tudo o que se é consumido no Brasil, uma média de 33%, é imposto. É algo complicado e difícil de se administrar. É preciso rediscutir essas questões e tentar minimizar essa alta carga”, afirmou Maria, ao defender mecanismos de controle mais efetivos para por fim à sonegação de impostos, oferecendo condição de igualdade às empresas e acabando com a guerra fiscal.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.