Poder e Cotidiano em Sergipe
Senador Rogério Carvalho quer investigação de mentores da Operação Lava Jato e defende instalação de CPI sobre o tema 28 de Fevereiro 10H:06
PODER

Senador Rogério Carvalho quer investigação de mentores da Operação Lava Jato e defende instalação de CPI sobre o tema

O senador Rogério Carvalho (PT/SE) participou, na tarde desta terça-feira, 27, de um debate promovido pelo canal Lawfare Nunca Mais que teve como tema central do encontro foi a operação Lava Jato, que completa uma década em 2024. Para Carvalho, a operação é a mais emblemática manifestação de lawfare no Brasil, uma estratégia que utiliza o sistema legal para fins políticos e de perseguição.

Segundo ele, a Lava Jato é “um exemplo claro de como o lawfare é utilizado para destruir empresas, reputações e atrasar o desenvolvimento do país". "Empresas como a Petrobras foram vítimas de uma narrativa construída para atender ao interesse de outros países e corporações nacionais que competiam com a eficiência da estatal”, afirmou.

"Vimos ações ilegais, conduzidas de maneira ilegal, tudo isso para atender ao interesse estratégico de outros países e corporações nacionais. No final, o que vimos foi o Ministério Público fazendo acordos bilionários ilegais”, detalhou.

CPI da Lava Jato


Ainda durante o debate, o senador revelou que segue articulando pela instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado Federal, destinada a investigar os desvios cometidos durante a Lava Jato. Ele é o autor do requerimento para a criação da CPI, tendo como objetivo investigar os desvios de recursos públicos cometidos durante a operação Lava Jato. "A CPI é necessária para que possamos apurar os crimes cometidos durante a Lava Jato e punir os responsáveis", disse Carvalho.

"Também queremos mostrar à sociedade brasileira como o lawfare foi utilizado para destruir o país”, acrescentou.

Ele ainda destacou a importância de combater o lawfare no Brasil. "Temos projetos para combater o lawfare contra pessoas físicas e jurídicas. Além disso, tivemos a relatoria da lei democrática de direito, que foi um passo importante para garantir o estado democrático de direito em um período de crise próximo à eleição de 2022”, concluiu.

|Fonte: Assessoria de Comunicação
||Fotos: Daniel Gomes/Assessoria de Comunicação

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.