Poder e Cotidiano em Sergipe
Senacon promove curso sobre consumo de crédito, prevenção e tratamento do superendividamento 7 de Março 21H:59
SERVIÇO

Senacon promove curso sobre consumo de crédito, prevenção e tratamento do superendividamento

A capacitação é uma parceria entre o MJSP e a Brasilcon

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lança, nesta sexta-feira (8), o curso “Consumo de Crédito, Prevenção e Tratamento do Superendividamento”, desenvolvido por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Senacon e o Instituto Brasileiro de Política e Defesa do Consumidor (Brasilcon). A apresentação ocorrerá durante a programação da 33ª reunião da Senacon com o Sistema Nacional de Direito do Consumidor (SNDC), em Salvador (BA).

De acordo com o titular da Senacon, Wadih Damous, a informação é um dos principais aspectos de proteção e defesa do cliente. “Queremos oferecer um mecanismo para que o consumidor, além de resolver o problema, possa também aprender a se prevenir e enfrentar o superendividamento” afirma.

As inscrições para o curso acontecem a partir desta sexta-feira (8), indo até o dia 22 de abril, no site da Escola Nacional de Defesa do Consumidor. Ele trará temas voltados à atualização do Código de Defesa e Proteção do Consumidor (com mais de 30 anos) pela Lei 14.181/21, além de capacitar os alunos na compreensão do fenômeno global do superendividamento, mediante estratégias de prevenção, tratamento, com a preservação do mínimo existencial, habilitando-os em temas como crédito responsável e processo de repactuação de dívidas e processo por superendividamento.

Dentre os nomes que farão parte do corpo docente do curso “Consumo de Crédito, Prevenção e Tratamento do Superendividamento” estão os professores doutores Claudia Lima Marques e Fernando Martins.

Acesse a área do aluno para mais informações

Lei do Superendividamento

A Lei 14.181/2021, sancionada neste governo, protege cerca de 63 milhões de consumidores. O texto stabelece como direito básico do consumidor a garantia de práticas de crédito responsável, de educação financeira e ambiental, de prevenção e tratamento extrajudicial e judicial das situações de superendividamento, preservando o mínimo existencial, por meio da revisão e repactuação (não o perdão) da dívida; estabelece regras para a prevenção do superendividamento, relacionadas a práticas de crédito responsável, prestação de informações, avaliação de riscos e publicidade; descreve condutas que são vedadas ao fornecedor de produtos e serviços que envolvem crédito; dispõe sobre a conciliação no superendividamento, com repactuação de dívidas e plano de pagamento; e dispõe sobre o plano judicial compulsório, quando falhar a conciliação.

Fonte: MJSP

Foto: Fábio Rodrigues Pazzebom

 

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.