Poder e Cotidiano em Sergipe
Senac premiado com dois troféus no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 12 de Junho 16H:07
COTIDIANO | Por Max Augusto

Senac premiado com dois troféus no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Reconhecer as boas práticas que fazem a diferença nas vidas de estudantes e suas comunidades. Com este objetivo, o Sebrae realizou na noite de terça-feira, 11 de junho, o 1º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, no Comfort Hotel Aracaju.

O Senac Sergipe, que inscreveu 12 trabalhos feitos por instrutores e alunos, concorreu na categoria ensino profissional e foi contemplado com o 2º e 3º lugares pelos projetos Curta Senac Pleno e Innovation Camp, respectivamente.

 

No total, o Prêmio recebeu 39 inscrições nas categorias ensino fundamental, médio, profissional e superior, oriundos de diversas instituições de ensino da capital e do interior do estado. Antônio Ramos, coordenador do Programa Senac Pleno, foi o responsável por captar esses projetos desenvolvidos ao longo do ano passado, e inscrevê-los na premiação.

Segundo ele, a cultura empreendedora está presente nos cursos do Senac por meio de projetos que fazem parte das ementas dos cursos além de atividade extracurriculares, a exemplo do Innovation Camp e Curta Senac Pleno.

“O Senac sempre teve essa preocupação de ir além do conteúdo programático de cada curso, estimulando, em nossos alunos, atitudes empreendedoras através dos projetos integradores e de atividades extraclasse. Isso tem dado certo e tem sido o grande diferencial da educação profissional ofertada pelo Senac, afinal nosso aluno é a nossa razão de ser”, disse Antônio Ramos.

“A cultura empreendedora traz emancipação, construção de projetos de vida, e a gente vê como uma ferramenta educacional que acrescenta muito às obrigações e ao fazer diário da escola. O empreendedorismo leva o aluno a ser mais protagonista, autor de suas próprias escolhas e, ao mesmo tempo, isso aumenta a sua responsabilidade. As escolas têm praticado e têm visto os resultados em benefício de toda a comunidade escolar. Esse Prêmio é uma forma de incentivá-las a continuarem esses projetos e tivemos uma boa adesão, com trabalhos maravilhosos e de uma grande variedade”, declarou Paulo do Eirado, superintendente do Sebrae Sergipe.

Curta Senac Pleno
Desde 2013 o Senac vem apresentando trabalhos na área de produção de curtas-metragens com temas voltados ao cotidiano. O objetivo é produzir filmes com ênfase na simulação empresarial, através da elaboração de um plano de negócios.

Na atividade extracurricular, alunos e egressos participam de oficinas e vivenciam todos processos da criação de um curta-metragem, da elaboração do roteiro à edição, passando por maquiagem, figurino, operação de câmeras, atuação, dentre outras etapas.

O fomento ao empreendedorismo, ideia de planejamento, liderança, responsabilidade, união de equipe e criatividade foram os pilares do projeto no ano passado, que contou com 24 participantes de diversos cursos, como Técnico em Rádio e TV, assistente administrativo, estilista de moda, oratória, maquiagem, salgadeiro, depilação, frentista e outros.

O projeto Curta Senac Pleno, que já abriu vagas para 2019, foi contemplado com o segundo lugar na categoria Ensino Profissional.

Para Fábio Jaciuk, instrutor das oficinas, esta é uma importante resposta de que o Senac está no caminho certo. “O Curta é um projeto no qual a gente une empreendedorismo e o sonho de realizar uma produção audiovisual. É um projeto que toca fundo os alunos e transforma vidas. A gente recebe esse Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora como um resultado positivo do nosso trabalho e com imensa alegria”, comemorou Jaciuk.

Innovation Camp
Realizado em setembro de 2018, o 1º Innovation Camp Sergipe reuniu 45 alunos e egressos de diversos cursos do Senac, da capital e do interior, que foram apresentados a noções e ferramentas de empreendedorismo por voluntários treinados.

Divididos em nove equipes, eles tiveram que propor soluções criativas e inovadoras para o problema da evasão escolar. Durante o processo, contaram com a ajuda de mentores e foram avaliados por um júri que selecionou a equipe vencedora.

O projeto garantiu o terceiro lugar na competição com outros 15 projetos inscritos. “Esse prêmio é fruto de todo um processo de incentivo ao empreendedorismo desde o primeiro dia de aula. É uma resposta positiva para os nossos instrutores e alunos”, agradeceu Flávia Ribeiro, coordenadora do Senac e organizadora do Innovation Camp.

Projetos inscritos pelo Senac

1. Além da tesoura: mãos que transformam cabelo em arte.
2. Aquarela de Cartão Postais para o Dia das Mães: “Mulher a quem o tempo ensinou a amar a vida e não desistir da luta”.
3. Cozinha Compartilhando o Bem
4. Conquistando Espaço com Drones: Uma Trajetória de Pilotos Remotos Egressos do Senac Sergipe
5. Curta Senac Pleno: Ficção Social, o Mundo Que Queremos Criar.
6. Oficina de Fotografia e Semiótica: Devaneios de um olhar crítico
7. Criação de bolsa unissex a partir de materiais reutilizados
8. Economia Circular: as aventuras e desventuras do Criador e das Criaturas no olhar resignificado do Bispo do Rosário
9. Epilação x Depilação: corrigindo um engano milenar
10. Farmácias na palma da mão: com menor preço e maior comodidade: o uso de apps para localização de farmácias.
11. Projeto Geração de Empreendedorismo e Renda
12. Innovatio Camp “Um desafio a vencer com empreendedorismo e inovação”

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.