Poder e Cotidiano em Sergipe
Seminário de Mobilidade Urbana reúne autoridades para debater desafios do transporte público coletivo 25 de Maio 21H:29
COTIDIANO

Seminário de Mobilidade Urbana reúne autoridades para debater desafios do transporte público coletivo

Temas destacados: poder público x privado, licitação, priorização, expansão urbana, qualidade de vida, fontes de financiamento, sustentabilidade, tecnologias

Contribuir com a sociedade e poder dialogar com as entidades públicas sobre o assunto, foi uma das missões do Seminário de Mobilidade Urbana realizado pela em Aracaju, na Orla de Atalaia, nos dias 17 e 18 de maio deste ano. A iniciativa da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse) em união com os seus sindicatos filiados Sinturb (AL), Sintran (AL), Sinfretur (AL), Sinditranscar (AL), SintaxBarra (SE) e especialmente o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju – Setransp (SE), reuniu autoridades de destaque no Brasil sobre o transporte e ainda contou com participação internacional. O seminário cujas inscrições foram gratuitas aconteceu com participação de grande público em formato presencial, mas também online com transmissão no canal do Youtube Setransp Aju, onde ainda pode ser revisto.

 

O painel de abertura “Como a união dos poderes público e privado contribuem para com a Mobilidade Urbana”, iniciado pelo presidente da Confederação Nacional de Transporte (CNT), Vander Costa, apontou a importância de se ter um olhar atento ao transporte diante da essencialidade na vida dos brasileiros e se integrar os poderes nesse entendimento. Junto com ele participaram nesse painel o governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e o presidente da Fetralse, Alberto Almeida.

 

“A Constituição Brasileira delegou, principalmente ao Municípios, ou seja, as Gestões Municipais o papel de cuidar da população. É fácil de compreender, porque é quem está mais perto da população. Por outro lado, se concentrou a arrecadação tributária no ente federação, que é a União e hoje temos que fazer um reequilíbrio aqui. Estamos tentando provocar discussões na busca de alternativas, os resultados podem não sair hoje, mas traçaremos ideias que poderão ser implementadas. Vamos dar início às discussões que poderão surtir resultados para as próximas décadas”, enfatizou o presidente da CNT, Vander Costa.

 

O governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, salientou a necessidade de envolver os poderes e buscar soluções para o transporte como um todo. “Nós precisamos envolver a todos, inclusive a sociedade, neste debate para que encontremos a solução. Os poderes público e privado precisam caminhar juntos. Não somos adversários, mas aliados nesse processo que visa um serviço cada vez melhor ao cidadão. Coloco nosso governo à disposição do setor privado, pois precisamos ser aliados nesse processo. Também é necessário contarmos com a parceria do Governo Federal. Juntos, podemos trabalhar para proporcionar um transporte coletivo de qualidade, incluindo os investimentos em rodovias em benefício da mobilidade. Além disso, podemos estimular o uso de meios de transporte que promovam a mobilidade sustentável, a exemplo de bicicletas. Nosso objetivo é contribuir com o debate para encontrarmos soluções que assegurem a acessibilidade, conforto, segurança e a eficiência dos deslocamentos urbano”, informou o Chefe do Poder Executivo.

 

O prefeito de Aracaju e presidente Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, declarou que o sistema de transporte público coletivo do país “se encontra na UTI”, e que somente com uma atuação “rápida e enérgica” dos entes federativos, “será possível” salvá-lo”, como foi pontuado por todos os presentes. “Os problemas que temos atualmente pelo sistema de transporte são um reflexo da pandemia, que agravou a crise no sistema como um todo, em virtude da obrigatoriedade da redução do número de passageiros e da manutenção de toda a frota circulando para atender a população com segurança. Sabemos que hoje ainda temos frotas envelhecidas, uma tarifa que não sustenta o sistema, mas que é pesada para o cidadão que paga, entre muitos outros problemas que afetam o transporte público brasileiro”, considerou o prefeito.

 

Responsável por abrir o Seminário e mediar o primeiro painel, o presidente da Fetralse, Alberto Almeida, expôs a alegria de poder promover o primeiro seminário com grande público e preletores que contribuíram para um debate enriquecedor para o serviço de transporte. “Um evento como esse é importante para o desenvolvimento do transporte público, da mobilidade urbana e para todos os demais setores que se movimentam através do transporte das pessoas. Foi possível agregar valor, tratar sobre as dificuldades e apontar as alternativas, buscando soluções aplicáveis. É sobre unir esforços para poder oferecer melhor qualidade do serviço”, comentou o presidente da Fetralse Alberto Almeida.

 

Participação de Medellín/ Colômbia

 

O segundo painel foi também de grande representação, com o retrato da realidade de Medellín, na Colômbia. O diretor da Agência Internacional de Cooperação e Investimento de Medellín, Jonathan Ballesteros, explanou como a cidade saiu de uma realidade de insegurança e descaso com suas comunidades para ser referência mundial em inovação e inclusão através da mobilidade urbana. O painel contou também com as participações também do empresário e presidente do Grupo Itamaracá, Alfredo Bezerra Leite, o Coordenador de Comunicação da Associação Nacional de Transporte Urbanos, Ulisses Bigaton, e o delegado federal e superintendente da DMTT de Maceió, André Costas.

 

“É preciso ter direcionamento quando falamos de Transporte e Urbanismo. Isso não é um papel que deve ficar na escrivaninha do Governador, por exemplo. É um diálogo que devemos ter com a sociedade, com reuniões conjuntas, com toda a esfera pública. As cidades precisam conversar entre si, ver os problemas e, assim, unidas, podem buscar soluções”, comentou o diretor da Agência Internacional de Cooperação e Investimento de Medellín, Jonathan Ballesteros.

 

“Acredito que juntos, com representantes do Brasil e do mundo, com essa troca de experiências e conhecimentos trazidos por referências no assunto, vamos buscar mais alternativas que contribuam com o desenvolvimento da mobilidade urbana e do transporte público de Maceió”, pontuou o delegado e superintendente da DMTT de Maceió, André Costas.

 

Qualidade de vida do colaborador e licitação do transporte

 

Ainda no primeiro dia, os presentes puderam assistir a painéis sobre “Segurança jurídica e licitação do Transporte Público”, apresentado por Daniel Costa – Presidente da OAB/SE, com participação do presidente do Fórum Nacional dos Secretários em Mobilidade Urbana, Renato Telles (também superintendente da SMTT de Aracaju), e o presidente do Sinttram e empresário da Real Alagoas, Henrique Schwambach.

 

“Não resta dúvida que o caminho é a licitação. Em Sergipe, iniciamos uma batalha jurídica desde 2011. Atualmente, temos temos andamento e há uma ordem que obriga o estado a fazer a licitação. O que a população busca em termos de Transporte Público? Eu fiz uma pesquisa e essa discussão existe em vários lugares, para que, acima de tudo, haja segurança. Por isso, o nosso tema”, explica Daniel Costa, presidente da OAB/SE.

 

“Uma oportunidade de tratar dos avanços da mobilidade urbana em Aracaju e trazer experiências de outros estados, agregando, acrescentando e gerando um debate construtivo, na esfera do poder público, dos empresários, da confederação, e, a partir daí, gerar um debate sobre as experiências positivas de Aracaju e trazer a qualidade para o transporte público, tanto da nossa cidade, como também para o país todo”. Renato Telles, superintendente da SMTT Aracaju.

 

Bem como assistiram o painel “Qualidade de vida: como o bem-estar do colaborador impactam o melhor serviço do transporte”, com a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, que abordou os benefícios para todo sistema de transporte com os investimentos das empresas operadoras em ações de qualidade de vida dos seus colaboradores e falou da estrutura e dos serviços oferecidos pelo SEST SENAT. “Queremos levar mais capacitação profissional e qualidade de vida para dentro das empresas. Além disso, nos dedicamos para oferecer cuidado com o bem-estar de todos, por meio do atendimento em várias modalidades de saúde e de práticas esportivas e de lazer. Colaboradores com mais qualidade de vida, geram melhor rendimento nas empresas e melhor atendimento aos passageiros”, apontou ela.

 

À noite do primeiro dia, o seminário contou com um painel, ‘mesa redonda’, em participação no Prêmio Setransp de Jornalismo, onde aconteceu um bate-papo entre jornalistas de diversos estados com o tema “Como a imprensa pode contribuir para com uma melhor mobilidade urbana”. Participaram os jornalistas Cau Rodrigues, do G1 Alagoas; Márcio Moreira do MTU e da Record Mato Grosso; Ulisses Bigaton, da NTU Brasília; Célia Silva, freelance de Aracaju; e Raissa Cruz, do Setransp.

 

“A fonte tem um papel fundamental na questão do Transporte é fundamental. A boa comunicação é essencial para a construção da notícia sobre mobilidade urbana. Acho importante conceituar e entender que quando se fala de Transporte, estamos falando de um serviço essencial, como saúde, educação e segurança, mas infelizmente, o transporte ainda não é entendido dessa forma. As pessoas precisam entender que ter um bom transporte, é também ter qualidade de vida”, lista Ulisses Bigaton, coordenador de Comunicação da NTU.

 

“A gente começa a pensar o Transporte Público de maneira diferente. Como funciona no exterior e como pode ser implementado na realidade da nossa cidade. Diante disso, a gente começa a pensar pautas além do factual e a pensar em possibilidade de reportagens que não vão fazer apenas denúncias, mas apresentar soluções para o Transporte Público e esse é o papel da imprensa. ”, reforça o coordenador do G1 Alagoas, Cau Rodrigues.


Expansão urbana e o impacto no transporte, e o Biometano

 

Já no segundo dia, o primeiro painel tomou a atenção do público presente com a temática “Expansão Urbana e seu impacto no transporte público coletivo”, tendo como preletor o vereador e presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Aracaju, Breno Garibalde explanou como a mobilidade urbana precisa ser pensada antes de qualquer expansão na cidade.

 

“A expansão urbana afeta o sistema de Transporte Público em Aracaju. Dentro desse recorte, um dos principais problemas é o tempo que se perde dentro dos ônibus para chegar em qualquer lugar da cidade. Isso gera problemas sociais graves e também impacta muito no setor econômico. Isso poderia ser prevenido com um Plano Diretor bem planejado e executado, e que desde a sua concepção incluísse o transporte e a mobilidade”, explicou o vereador Breno Garibalde.

 

Na sequência, foi destaque também o painel Energia Renovável para o transporte de passageiro: Biometano uma alternativa limpa para o Transporte, com Érica Marcos, Gerente Executiva Ambiental da CNT, que também realizou no período da tarde uma apresentação técnica do Programa Despoluir.

 

“A Confederação Nacional do Transporte contribuiu tecnicamente, expondo a sua Ed. Biometano da Série CNT Energia no Transporte, durante o 1? Seminário de Mobilidade Urbana em Aracaju/Sergipe. Foi um dia cheio de aprendizado, compartilhamento de informações importantes e conexões relevantes com a Agência Internacional de Cooperação e Investimentos de Medellín. Tive a oportunidade de apresentar ao diretor da Agência de Medellin a atuação do setor de transporte brasileiro, por meio dos serviços ambientais prestados pelo Programa Despoluir”, disse Érica Marcos, gerente executiva ambiental da CNT.

 

Fontes de financiamento e tecnologias para o transporte

 

Outros dois painéis fecharam com chave de ouro o seminário. Primeiro, “Financiamento do Transporte Público para garantia da sua sustentabilidade”, com Francisco Christovam, Presidente executivo da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU); Renato Telles, Presidente Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade; e Eudo Laranjeiras, Presidente Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor/RN).

 

“Hoje temos aqui um debate de extrema importância ao olharmos para o transporte público no painel Financiamento do Transporte Público, onde podemos dialogar sobre a garantia da sua sustentabilidade e funcionamento. Antes da Pandemia da Covid-19, o setor de Transporte Público já estava na UTI e que agora sofre consequências financeiras que não serão recuperadas. Reforço que se houver empenho de todos os lados, é possível salvar o setor e seguir com o serviço, que é utilizado por todos os demais serviços no Brasil”, pontuou Francisco Christovam.

 

“A gente ouve muito sobre ‘o problema do transporte’. Eu vejo o transporte diferente. Vejo como solução. O que está faltando é a capacidade dos gestores em entender dessa forma e desenvolver ações que contribuam para isso. O transporte está na Constituição como serviço essencial, então precisa de investimentos mais significativos, não apenas para as melhorias que podem e precisam ser feitas, mas para a mudança de uma realidade que hoje envolve a falta de prioridade nas vias, frotas antigas, superlotação dos veículos, entre tantos outros pontos que quem utiliza o ônibus, infelizmente conhece bem”, apontou Eudo Laranjeiras, Presidente Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor/RN).

 

E por fim, “Estratégias de tecnologia e as contribuições para o transporte público”, com João Ronco, Presidente da Prodata e José Carlos Amâncio, Diretor Executivo Aracajucard. “Ficamos felizes vendo a Bilhetagem Eletrônica como pauta no Seminário de Mobilidade Urbana. Aqui explanamos sobre as novidades tecnológicas no setor durante o nosso Painel “Estratégias de tecnologia e as contribuições para o transporte público” e ficamos felizes em ver a Aracajucard inovando e avançando no atendimento ao cliente. Estão todos de parabenéns”, enalteceu João Ronco, presidente da Prodata.

 

O seminário ainda contou com stands de expositores e ambientes para networking, além da possibilidade do envio de perguntas aos preletores. Todo o público ficou entusiasmado com a iniciativa em Aracaju.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.