Poder e Cotidiano em Sergipe
Seca reduz produção de mel em 70% 6 de Fevereiro 21H:12

Seca reduz produção de mel em 70%

A seca que já atinge 30 municípios e afeta mais de 462 mil sergipanos têm impactado também na produção de mel. A queda chega a 70%, e o Estado que produzia cerca de 500 toneladas por ano, tem produzido somente 200.

 

 Com isso, o preço aumenta e encontrar mel sergipano está cada vez mais difícil. Diante desta situação de seca, não há o que se fazer a não ser esperar a chuva para depois aparecer a florada.


O presidente da Federação Apícula de Sergipe (Fapise),José Ivanilson Tavares, uma colmeia tem em média 80 mil abelhas, em época de seca, quando as floradas diminuem, as abelhas diminuem muito

 

Para se ter ideia, quando chove muito e há muitas flores, uma colmeia chega a produzir de 60 a 80kg de mel por ano. Agora, neste tempo seco, cai para 50, 30 e até 25kg.

 

 “A chuva é responsável pela florada, e sem flores não há a produção de pólen e, consequentemente, as abelhas não têm como produzir mel. Se não chover, a produ ção irá cair mais ainda”, alerta o produtor.


Os principais produtores do Estado são os municípios de Poço Verde, Glória, Porto da Folha, além de outras cidades do Baixo São Francisco. Sem produto para vender, o quilo do mel engarrafado já está custando R$ 30. Já o quilo do mel a granel está saindo, em média, por R$ 12. “Esperamos que as chuvas do final de fevereiro e início de março sejam suficientes para uma nova florada”, diz esperançoso.


Ainda segundo Ivanilson, o mel produzido em Sergipe fica aqui mesmo, e mal abastece o estado. Mesmo assim, a falta dele afeta a economia dos milhares de pequenos produtores. Ele conta que em 2013 Sergipe tinha mais de cinco mil colmeias produzindo, hoje, infelizmente, não tem nem duas mil.

 

“Uma colmeia, quando está em época de florada, produz mel em quinze dias. A abelha rainha coloca milhares de ovos por dia, e uma abelha vive no máximo 50 dias. A renovação familiar ocorre todos os dias, do mesmo jeito que morrem, novos insetos nascem”, acrescenta o presidente da Federação, explicando que o mel de Sergipe é silvestre, de vegetação nativa.

 

“Mel não é remédio, mel é alimento. E quem pensa que mel não cristaliza, o mel 100% cristaliza sim, por vários fatores”, revelou o presidente da Federação Apícula de Sergipe. 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.